Veja 7 erros comuns ao declarar o Imposto de Renda

0
SHARES

Todos correm riscos de errar na hora de declarar o imposto de renda, inclusive as empresas, que podem cair na chamada “malha fina”, em função de erros bobos, como diferenças de centavos, falta de atenção ao preencher em função de realizar a declaração muito em cima da hora, entre outros.

Atualmente, o próprio sistema atualmente, auxilia o contribuinte para que estes erros sejam evitados, mas não totalmente, o que exige que a declaração seja feita de forma tranquila, com tempo disponível e se atentando a qualquer detalhe. Neste artigo, abordaremos os erros mais comuns cometidos pelas empresas, tanto PME quanto MEI, na hora de fazer a declaração. Confira!

Omitir rendimentos
Todos os rendimentos referentes ao empreendimento devem ser informados e esse é o ponto onde ocorrem mais erros. A Receita Federal tem acesso a todas as informações referentes, e a declaração deve ser coerente com a realidade.

Erros ao digitar valores
Atenção máxima aos valores digitados, inclusive aos centavos. Um erro sequer é motivo o suficiente para que a empresa caia na malha fina. Os erros mais comuns estão em relação aos impostos retidos e ao INSS retido. Muito cuidado.

Deixar de informar contas bancárias e bens
Embora isso não gere imposto a pagar, a empresa não poderá se esquecer de informar os saldos de todas as contas bancárias referentes ao negócio. A retificação nesse caso, pode ser feita em até 5 anos.

Esquecer de informar vendas
O empreendimento que trabalha com vendas, como por exemplo, do mercado imobiliário, não pode se esquecer de informar na hora de declarar. As vendas realizadas com ganho de capital estão sujeitas a serem taxadas. Há de se observar que existem modalidades de vendas que estão isentas de IR.

Crescimento do patrimônio incompatível com a renda
O aumento do patrimônio da empresa deve ser compatível com a renda e com os ganhos informados. Um detalhe a ser observado é saber como fazer a declaração de forma correta na aquisição de patrimônio de maneira financiada. Em caso de erros desse tipo, a Receita Federal notifica ao contribuinte para a prestação de esclarecimentos ou para que seja feita a notificação.

Declarar rendimentos com ações de maneira imprecisa
Quem opera no mercado de ações deve ter bastante atenção também na hora de declarar. As corretoras também têm a função de reter o imposto e informar para a Receita. O ideal é que o controle seja realizado em planilhas de forma meticulosa, pois este tipo de declaração não é dos mais simples. Lembrando que vendas de ações até o limite do valor de R$ 20.000,00 mensais estão isentos de IR.

Fazer a declaração nos últimos dias
Um dos principais motivos de erros na hora de declarar o IR é a pressa. As empresas normalmente trabalham com diversos tipos de transação, o que dificulta que a declaração seja feita de forma rápida. Portanto, não perca tempo: junte a documentação e mãos à obra.

Lembrando que quem tem o financeiro da empresa organizado, terá mais facilidade. Usando o QuickBooks ZeroPaper, você pode manter suas finanças em dia e facilitar a complicada tarefa de declarar seu Imposto de Renda.

Gostou do artigo? Siga-nos no Facebook ou Twitter e veja mais conteúdo sobre finanças para pequenas empresas.