Fuja dos erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda

por Equipe QuickBooks

3 minutos de leitura

Todos correm riscos de errar na hora de declarar o Imposto de Renda, inclusive as empresas, que podem cair na chamada “malha fina”, em função de erros bobos, como diferenças de centavos, falta de atenção ao preencher o formulário em função de realizar a declaração muito em cima da hora, entre outros equívocos.

Atualmente, o próprio sistema do IR auxilia o contribuinte para que estes erros sejam evitados, mas ele não é totalmente assertivo, o que exige que a declaração seja feita com calma, tempo disponível e, claro, se atentando a qualquer detalhe.

Veja abaixo os erros mais comuns cometidos pelas empresas, tanto PME quanto MEI, na hora de declarar o IR e não caia na malha fina!

Omitir rendimentos

Todos os rendimentos referentes ao empreendimento devem ser informados e esse é o ponto onde ocorrem mais erros durante a declaração do IR. A Receita Federal tem acesso a todas as informações referentes e a declaração deve ser coerente com a realidade.

Erros ao digitar valores

Atenção máxima aos valores digitados na hora de declarar o Imposto de Renda, inclusive aos centavos. Um pequeno erro pode ser motivo o suficiente para que a empresa caia na malha fina. Os erros mais comuns estão em relação aos impostos retidos e ao INSS retido. Muito cuidado!

Leia também: IRPJ: tudo sobre o Imposto de Renda para Empresas

Deixar de informar contas bancárias e bens

Embora isso não gere imposto a pagar, a empresa não poderá se esquecer de informar os saldos de todas as contas bancárias referentes ao negócio. A retificação nesse caso, pode ser feita em até 5 anos.

Esquecer de informar vendas

O empreendimento que trabalha com vendas, como por exemplo, do mercado imobiliário, não pode se esquecer de informar na hora de declarar o imposto de renda. As vendas realizadas com ganho de capital estão sujeitas a serem taxadas. Há de se observar que existem modalidades de vendas que estão isentas de IR.

Crescimento do patrimônio incompatível com a renda

O aumento do patrimônio da empresa deve ser compatível com a renda e com os ganhos informados. Um detalhe a ser observado é saber como fazer a declaração de forma correta na aquisição de patrimônio de maneira financiada. Em caso de erros desse tipo na declaração do imposto de renda, a Receita Federal notifica ao contribuinte para a prestação de esclarecimentos ou para que seja feita a notificação.

Declarar rendimentos com ações de maneira imprecisa

Quem opera no mercado de ações deve ter bastante atenção também na hora de declarar. As corretoras também têm a função de reter o imposto e informar para a Receita. O ideal é que o controle seja realizado em planilhas de forma meticulosa, pois este tipo de declaração não é dos mais simples. Lembrando que vendas de ações até o limite do valor de R$ 20.000,00 mensais estão isentos de IR.

Fazer a declaração nos últimos dias

Um dos principais motivos de erros na hora de declarar o IR é a pressa. As empresas normalmente trabalham com diversos tipos de transação, o que dificulta que a declaração seja feita de forma rápida. Portanto, não perca tempo: junte a documentação e mãos à obra.

Lembrando que quem tem o financeiro da empresa organizado, terá mais facilidade. Usando o QuickBooks ZeroPaper, você pode manter suas finanças em dia e facilitar a complicada tarefa de declarar seu Imposto de Renda.

Gostou do artigo? Siga-nos no Facebook ou Twitter e veja mais conteúdo sobre finanças para pequenas empresas.

Artigos Relacionados

7 erros mais comuns na hora da declaração de imposto de renda

Todos correm riscos de errar na hora da fazer a declaração de…

Leia Mais

IRPJ: tudo sobre o Imposto de Renda para Pessoa Jurídica

Diariamente no Brasil, cada cidadão paga R$ 26 de impostos. E não…

Leia Mais

Imposto de Renda: veja dicas para preparar sua declaração

Artigo escrito por Renata D’Elia É hora de planejar o ano fiscal…

Leia Mais