Auditoria fiscal: o que é e como funciona

por Equipe QuickBooks

1 minutos de leitura

Muitos empreendedores se amedrontam ao ouvir o termo auditoria fiscal. É compreensível, afinal a legislação brasileira é uma das mais complexas do mundo e possui três níveis de governo (Federal, Estadual e Municipal) para recolher tributos.

Embora pareça assustador, a auditoria fiscal está longe de ser um bicho de sete cabeças. Pelo contrário: é essencial para o bom funcionamento do seu negócio. Por meio dela é possível verificar se há divergências ou pendências fiscais e tributárias para que se possam tomar medidas que corrijam ou previnam erros na hora de prestar contas. É importante lembrar que irregularidades na área fiscal podem gerar infrações sérias para o seu empreendimento. Logo, ao garantir auditorias fiscais internas você evita futuras dores de cabeça.

Quer saber mais sobre o assunto? Saiba tudo a respeito da medida:

O que é?

A auditoria fiscal é uma atividade de inspeção e controle da situação tributária de uma empresa. Desta forma, é possível verificar se a empresa está cumprindo com as obrigações fiscais, ou se existem possíveis vantagens fiscais que não estão sendo aproveitadas.

Como funciona?

Para realizar uma auditoria fiscal, é necessário contratar um profissional que aja de forma independente, de preferência um contador. O auditor deve comparar as declarações e pagamentos de impostos com as finanças da empresa. Além disso, deverá avaliar com cuidado todas as áreas operacionais, no intuito de detectar possíveis falhas e fraudes.

Por que é importante?

A auditoria fiscal atua de forma preventiva e evita problemas e fraudes posteriores, fazendo com que seu negócio fique livre de irregularidades com a Receita Federal. Caso seja detectado qualquer erro, a auditoria indicará como solucioná-lo.

Além disso, o contador responsável poderá recomendar um planejamento tributário, com estratégias para que você cumpra o pagamento das despesas legais. Desta forma, contribui com o funcionamento e crescimento da empresa.

Artigos Relacionados