Como preparar o seu negócio para uma auditoria fiscal

por Equipe QuickBooks

2 minutos de leitura

Já sabe o que é auditoria fiscal, como ela funciona e quer manter o seu negócio longe de possíveis irregularidades?

Para evitar dor de cabeça no futuro, como problemas com a Receita Federal, é importante entender a situação tributária da sua empresa, documentos e obrigações fiscais. Conheça dicas para deixar tudo preparado e a casa em ordem para uma auditoria fiscal.

Primeiro passo: avalie seus processos tributários

Verifique se existem contingências fiscais, contábeis e trabalhistas no seu negócio. Isso ajuda na identificação de possíveis vantagens que não estejam sendo aproveitadas. A partir desse levantamento, entre as áreas operacionais, é possível descobrir se é necessário corrigir falhas ou prevenir futuros problemas.

A importância do auditor

Com um olhar focado na análise fiscal e tributária, o auditor financeiro, que pode ser um colaborador ou um contador, vai avaliar se existem possíveis fraudes e falhas entre as operações da empresa em questão. Dessa forma, se elas existem, é ele quem vai sugerir soluções e novos caminhos para a estratégia tributária do seu negócio.

Quais documentos passar para uma auditoria fiscal

Para a realização da auditoria é preciso apresentar uma série de documentos, como notas fiscais de entradas de fornecedores, notas fiscais de entrada emitidas pela empresa e notas fiscais de saídas, além de livros fiscais e guias de ICMS. Isso inclui impostos como: PIS, IOF, IRPF, ICMS, IPVA, IPTU, entre outros.

O que seu negócio ganha com isso

Você fica longe de problemas com denúncias de irregularidades, tem a indicação e correção para possíveis falhas, e ainda tem em mãos os caminhos e estratégias para um planejamento tributário pronto para ser executado. Isto é, tudo está pronto para que o seu negócio decole de forma sustentável.

Por que você precisa fazer

Como diz o velho ditado, “melhor prevenir do que remediar”, ou seja, quanto antes você solicitar a auditoria fiscal, menos riscos de pagar multas. Lembrando que o valor das multas são altos e às vezes variam de 10 a 100% da operação. Além disso, você vai estar garantindo segurança e tranquilidade para a gestão financeira do seu negócio.

Aproveite as nossas dicas para organizar as finanças do seu negócio. E conte com as facilidades oferecidas pelos Quickbooks Zero Paper para o gerenciamento financeiro da sua empresa, otimizando o seu tempo. Com o aplicativo e acesso via desktop você consegue fazer a gestão dos negócios a qualquer momento, em qualquer lugar e em qualquer dispositivo, de modo simples e prático. Fique por dentro!

Artigos Relacionados