Saiba como motivar sua equipe em 8 passos

por Equipe QuickBooks

2 minutos de leitura

Manter a equipe motivada é um dos maiores desafios que um líder pode enfrentar durante a carreira. Diferente do que muitos profissionais pensam, investir em motivação não deve significar apenas uma boa remuneração, mas sim trazer ideias que colaborem para o bem-estar do colaborador dentro do ambiente de trabalho. Para colocar tudo isso em prática não é preciso de muito, basta ser humanista, ter bom senso e disposição para ajudar. Confira abaixo oito maneiras simples de motivar sua equipe!

  1. Seja presente

Em meio a inúmeras funções do dia-a-dia é essencial reservar um tempo para se dedicar à equipe. Seja presente, mostre que você está disponível para orientar sua equipe e ajudá-los com o que for preciso. Essa simples atitude fará com que os funcionários se sintam prestigiados e, consequentemente, felizes em fazer parte do time.

  1. Estabeleça metas reais

Defina metas claras e possíveis. Desta forma você estimula seu funcionário a atingi-las e a crescer dentro da empresa. Além disso, por meio de metas é possível analisar o desempenho de cada funcionário com mais objetividade.

  1. Deixe claro os papéis de cada um

É necessário que o funcionário entenda a missão e os objetivos da área. Portanto, é tarefa do gestor mostrar qual é o papel de cada integrante da equipe dentro do plano estratégico da empresa. Ao entender o quanto seu desempenho é importante, o colaborador se sente reconhecido.

  1. Valorize ideias

Colaboradores gostam de ser ouvidos e saber que suas sugestões são levadas em consideração. Uma ideia simples para colocar esse item em prática é criar uma caixa de propostas ou algum tipo de concurso que premie as melhores ideias. Desta forma, a equipe irá se esforçar para atingir os resultados e ficará mais motivada.

  1. Reconheça os esforços

Um comportamento comum de gestores é criticar demais quando o colaborador comete um erro e não o elogiar quando um trabalho é bem feito. É importante reconhecer mais os acertos do que os erros e dar feedbacks construtivos. Tente sempre destacar os pontos positivos em vez dos negativos.

  1. Ofereça benefícios

Oferecer benefícios é outra maneira simples e de baixo custo para criar laços com os funcionários. Que tal buscar parcerias com outras empresas? Itens como cursos de idiomas e especializações, convênios com academias, restaurantes e até cinemas podem deixar os funcionários mais felizes e engajados com a empresa.

  1. Seja humanista

O gestor deve sempre compreender que, acima de números e resultados, lidamos com seres humanos. É preciso entendê-los e não simplesmente tratá-los como robôs ou meros executores de tarefas. Saiba enxergar seus colaboradores individualmente e tente criar relações sinceras e respeitosas com cada um deles.

  1. Comemore as conquistas

Uma forma de reconhecer o esforço e o bom desempenho dos funcionários é celebrar junto com eles. Tente premiar a equipe sempre que uma meta for atingida. Pode ser um café da manhã, um almoço especial e até uma happy hour. Dessa forma você eleva o espírito do time e deixa o ambiente de trabalho ainda mais saudável.

Artigos Relacionados