Dez coisas que todo líder deve dizer

por Equipe QuickBooks

3 minutos de leitura

por Sheryl Nance Nash

Como empresário, o que você diz revela tanto sobre suas habilidades de liderança como o que você faz. Usar as palavras certas no momento certo aumentará as chances de sucesso da sua empresa.

“As palavras certas têm potencial transformador”, afirma Jason Henham, diretor da Slate Consulting.

Não tem certeza do que dizer? Veja a seguir dez frases que todo líder deve usar, de acordo com Henham e outros especialistas.

  1. “O que você acha?” Os líderes muitas vezes deixam de escutar. “Sempre comece ouvindo o ponto de vista da outra pessoa”, afirma Linda Henman, presidente da empresa de consultoria Henman Performance Group.  Por quê? Quando você pede a opinião das pessoas com sinceridade, é mais provável que elas apoiem um determinado plano de ação, mesmo que não seja o que elas teriam escolhido. Isso também leva o líder a melhores decisões, afirma Rick Lepsinger, presidente da OnPoint Consulting. “Envolva as pessoas nas decisões que as afetam para melhorar a qualidade da decisão.”
  2. “Não.” Como líder, você tem a decisão final sobre os valores e a reputação da sua empresa. Você deve ter somente uma resposta para sugestões ou ações que violam (ou parecerem violar) esses valores ou a ética de negócios em geral: não, de forma alguma, afirma Susan Battley (foto), autora de Coached to Lead: How to Achieve Extraordinary Results with an Executive Coach.
  3. “Conte-me mais.” Líderes bem-sucedidos são curiosos. Eles querem ouvir boas notícias, é claro, mas também querem saber mais sobre más notícias e opiniões diferentes. Estar aberto a todos os feedbacks cria uma cultura saudável de debate, feedback e inovação, afirma Battley.
  4. “Este é o motivo.” Fazer com que as pessoas concordem com suas decisões ou seus pedidos para concluir determinadas tarefas geralmente depende menos de qual é a decisão ou o pedido e mais de oferecer um motivo. Explicar que “este é o motivo pelo qual tomei essa decisão; é por isso que estou pedindo para você fazer isso”, pode ter grande impacto, diz Henham.
  5. “Nós somos uma equipe.” Todos são partes iguais do grupo, afirma David Porter, coautor de Where Winners Live: Sell More, Earn More, Achieve More Through Personal Accountability. Os melhores líderes são colaboradores e formadores de equipes. Battley faz a seguinte observação: “É necessária uma comunidade de pessoas dedicadas para obter bons resultados de forma consistente. Líderes altamente eficazes não monopolizam os holofotes, mas falam sobre a equipe e a empresa”.
  6. “Este é o nosso objetivo.” “Seus funcionários ajudam a levar sua empresa ao sucesso, mas, se eles não souberem o destino, será muito mais difícil para eles levarem você até lá”, afirma Willy Stewart, cocriador da Integrated Intelligence, uma empresa de consultoria em gestão empresarial.
  7. “Desculpe.” Dizem que confessar faz bem para a alma. Também é saudável no local de trabalho. Se você cometeu um erro, diga isso.
  8. “Não sei.” Todos têm pontos fortes e fracos. “Quando um líder não consegue dizer ‘não sei’, sabemos que é uma fachada e, de certa forma, não conseguimos confiar plenamente nesse líder”, afirma Henham. “Dizer ‘não sei’ confirma que podemos confiar nessa pessoa.”
  9. “Por quê?” Por que as pessoas pensam que algo funcionará ou não? Por que desejam alterar um procedimento estabelecido? “Perguntar o porquê faz as ideias fluírem”, diz Stephen Balzac, presidente da empresa de consultoria 7 Steps Ahead.
  10. “Obrigado.” As pessoas gostam de ser valorizadas. Agradecer é uma das melhores e mais fáceis maneiras de mostrar reconhecimento. Reconhecer os esforços e as contribuições dos outros é uma habilidade de liderança fundamental. “As pesquisas mostram que esse é um aspecto da inteligência emocional que diferencia bons líderes de grandes líderes”, conta Battley.

Artigos Relacionados