Gestão de pessoas: 10 dicas para se tornar um bom líder

por Equipe QuickBooks

3 minutos de leitura

Fazer a gestão de pessoas certamente não é uma tarefa fácil e demanda uma série de competências profissionais e pessoais. Ser um bom líder nada tem a ver com obter os melhores resultados em vendas. É preciso saber integrar e incentivar a equipe para que, juntos, todos consigam atingir as metas estabelecidas. Afinal, como dizia Ronald Reagan, ex-presidente dos EUA: “o melhor líder não é necessariamente aquele que faz o melhor trabalho, mas sim o que faz com que pessoas realizem os melhores trabalhos”.

Quer melhorar sua capacidade de liderança? Confira as dicas abaixo e veja como ter um excelente gestão de pessoas se tornar um líder admirável.

  1. Seja o exemplo

Certamente já deve ter ouvido o popular ditado “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”. Um bom líder nunca deve seguir essa premissa, afinal, é visto como exemplo aos olhos da equipe. Não exija dos funcionários aquilo que você mesmo não cumpre. Lembre-se de agir sempre conforme as condutas e ética da empresa, seja um exemplo de excelência.

  1. Não seja centralizador

Um líder de sucesso nunca toma todas as tarefas para si. Ao contrário disso, sabe delegar atividades para os membros da equipe e empoderá-los para que consigam fazê-las com autonomia e da melhor forma possível.

  1. Desafie sua equipe

É extremamente importante que o líder conheça a capacidade da sua equipe, pois, desta forma, consegue desafiá-los a garantir sempre os melhores resultados. Estimule seus funcionários a pensar, estabeleça metas que sejam possíveis de atingir e ajude-os a conquistá-las.

  1. Mostre resiliência

Mais do que saber quais decisões tomar, o bom líder deve ser resiliente. Isso significa lidar com os problemas, superá-los e tornar-se resistente aos obstáculos. Afinal, as dificuldades sempre irão surgir pelo caminho, não importa a trajetória profissional. É preciso ter inteligência emocional para evitar situações desconfortáveis.

  1. Desenvolva talentos

Já explicamos o quanto é essencial conhecer os talentos da equipe, porém o mais importante é saber usá-los da maneira mais proveitosa. Saiba reconhecer as habilidades dos funcionários e desenvolvê-las em tarefas e situações que estimulem a aprendizagem. Seja um coach! 

  1. Inspire confiança

A base de qualquer relacionamento é confiança, não é mesmo? Nas relações profissionais não poderia ser diferente. Seja transparente com seus funcionários, crie um ambiente seguro para que todos se sintam confortáveis em expor opiniões e problemas.

  1. Saiba ouvir

Saber ouvir e, principalmente, receber críticas é um processo muito importante para o aprimoramento pessoal e profissional. Esteja aberto para essas situações e tente sempre identificar onde você pode melhorar. 

  1. Dê feedbacks assertivos

Da mesma forma que é importante ouvir seus funcionários, para eles também é essencial receber feedbacks. Seja objetivo e claro na hora de estabelecer as expectativas e também na hora de avaliar o desempenho de cada membro da equipe.

  1. Esteja disponível para ensinar

O bom líder nunca guarda conhecimento e não hesita na hora de ajudar um funcionário. Seja um professor: esteja sempre disponível para ensinar e compartilhar sua experiência. Para isso, é necessário atualizar-se e procurar novos aprendizados o tempo todo.

  1. Crie um ambiente positivo

Que equipes felizes são mais produtivas já é um fato. É de responsabilidade do líder criar um ambiente saudável, positivo e que estimule ainda mais o funcionário. Tente sempre motivá-los e reconhecer quando é feito um bom trabalho.

Artigos Relacionados