Saiba como melhorar a gestão da folha de pagamento

por Equipe QuickBooks

2 minutos de leitura

Quando as pequenas e médias empresas começam a crescer e, consequentemente, passam por um aumento em seu quadro de funcionários, o controle da folha de pagamento pode se tornar bastante complexo. E a pergunta de grande parte dos empreendedores é: como posso melhorar a gestão da folha de pagamento da minha empresa?

Veja abaixo algumas dicas para fazer a gestão da folha de pagamento e, assim, conseguir atrair e reter as melhores pessoas para sua empresa.

Acompanhe as mudanças

O quadro de funcionário das empresas pode ser extremamente dinâmico, sofrendo mudanças com frequência. Por isso, antes de fazer os cálculos da folha de pagamento, é preciso levantar toda e qualquer alteração nos valores, que podem ocorrer em função de contratações, demissões, promoções, aumentos salariais, entre outros fatores.

Caso a empresa não acompanhe cada uma dessas variações, poderá se surpreender a cada fechamento da folha de pagamento.

Leia também: Passo a passo para tornar seu fluxo de caixa mais eficiente

Evite a surpresa no fim do ano

Alguns empresários conseguem planejar e monitorar a folha de pagamento com eficiência durante todo o ano, mas quase caem da cadeira ao ouvir aquela conversa de corredor sobre o 13º salário.

Essa é uma despesa considerável para as empresas que possuem muitos funcionários e precisa ser planejada desde o início de ano para não prejudicar o controle financeiro no fim do exercício.

Leia também: Folha de pagamento: tudo o que você precisa saber

Controle as horas de perto

Para que a folha de pagamento seja fiel à realidade, sua empresa precisa de um registro das horas que cada funcionário trabalhou durante o mês.

As empresas com muitos funcionários já são obrigadas a manter o controle de ponto. Faça questão de implantar um sistema confiável, pois o controle correto das horas trabalhadas traz benefícios tanto para os funcionários quanto para os empresários.

Os pontos eletrônicos são extremamente eficientes para calcular de forma automática as horas trabalhadas, horas extras, ausências e outros fatores que impactam na folha. No entanto, é preciso que chefes e funcionários acompanhem se o controle está correto, pois todo sistema está sujeito a falhas.

Abuse da tecnologia

O cálculo dos salários devidos pode se tornar uma tarefa complicada quando a empresa precisa contabilizar bônus, comissões e descontos a cada mês.

Por isso, não hesite em adotar um software de folha de pagamento que faça os cálculos de forma automática ou pedir ajuda ao contador que presta serviços para sua empresa, afinal o mais importante aqui é ficar em dia com a lei e evitar problemas trabalhistas.

Use uma conta separada

Muitas empresas preferem fazer o pagamento de salários e benefícios por meio de uma conta corrente diferente daquela usada para outras despesas. Isso facilita o gerenciamento dos pagamentos já realizados e contribui para o controle do fluxo de caixa e visualização do cumprimento das obrigações durante as fiscalizações.

Quando gerenciada de forma eficiente, a folha de pagamento pode ser um importante apoio à gestão pessoas de qualquer empresa, evitando dores de cabeça para o proprietário e garantindo o crescimento sustentável da organização.

Conheça o aplicativo QuickBooks ZeroPaper, lá você pode controlar sua folha de pagamento de forma simples e rápida.

Artigos Relacionados

Folha de pagamento: tudo o que você precisa saber

Normalmente, todo início de mês é marcado pelo fechamento da folha de…

Leia Mais

Folha de pagamento: como calcular o desconto do vale-transporte

Todos sabemos que o empregador deve pagar ao empregado uma remuneração pelo…

Leia Mais

Como calcular os custos de funcionários?

Embora muitas pessoas acreditem que o pagamento de salário representa o custo…

Leia Mais