5 dicas para melhorar a comunicação interna na sua empresa

por Equipe QuickBooks

3 minutos de leitura

A comunicação interna é a responsável por ajudar a evitar erros e perdas de qualidade nos serviços e produtos oferecidos. Além disso, é ela que ajuda a reunir esforços em busca de um mesmo objetivo. Quando ela não existe, todo mundo tem a sensação de que é cada um por si. Se a comunicação sofre também há perda de interesse, motivação e satisfação, abaixando os níveis de produtividade.

Caso sua empresa esteja passando por isso, chegou a hora de mudar: conheça 5 dicas para melhorar a comunicação interna!

Centralize as informações

Se as informações estiverem dispersas e desconexas, fica mais difícil para que todo mundo saiba sobre tudo. Do mesmo modo, se as informações são inacessíveis e precisam ser constantemente passadas de uma pessoa para outra, a disponibilidade dessas informações é praticamente nula.

LEIA TAMBÉM: Como ser um bom líder de pequena empresa

Por isso, o melhor a se fazer é centralizá-las e garantir o seu acesso facilitado. Isso pode acontecer com o bom e velho mural físico na empresa, mas também pode ser feito com a criação de um canal de comunicação interno, como um mural virtual ou uma newsletter.

Invista em uma comunicação de duas vias

Comunicar não é apenas falar, pois significa também ser capaz de ouvir. Por causa disso, a comunicação interna na sua empresa deve ser feita em duas vias: o gestor tanto fala para os funcionários quanto ouve o que eles têm a dizer.

Isso tende a estimular o recebimento não apenas de feedback, mas também de novas ideias que podem ter potencial de melhorar os resultados da empresa. A comunicação de duas vias também ajuda a criar e fortalecer conexões, o que estimula o diálogo.

Elimine os ruídos de comunicação

Um dos grandes vilões da comunicação interna na sua empresa é o ruído na comunicação — aqueles momentos em que uma pessoa diz uma coisa, outra entende algo diferente e repassa para uma terceira. No final desse “telefone sem fio”, a mensagem está distorcida e, por vezes, incorreta.

LEIA TAMBÉM: Veja dicas de marketing para divulgar sua empresa

É o ruído de comunicação também o responsável por gerar situações de fofoca e desentendimentos, o que prejudica o clima de trabalho. Por isso, para manter a motivação e satisfação em níveis mais elevados, prefira comunicar-se diretamente com as pessoas de interesse.

Se notar que houve algum ruído na comunicação, apresse-se para consertar e resolver mal entendidos para garantir uma boa comunicação e um bom clima organizacional.

Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia pode ser uma grande aliada para a comunicação interna de sua empresa. O uso de comunicadores instantâneos, como o Skype for Business, permite que todo mundo consiga falar entre si de maneira imediata.

Já a existência de um servidor interno de comunicação para a empresa permite que todos saibam as novidades e se comuniquem. Mesmo as redes sociais, se usadas com moderação, podem trazer benefícios para a comunicação. Ao incorporar a tecnologia, a comunicação se torna mais acessível e mais efetiva.

Leve a comunicação para fora da empresa

Tudo bem que a comunicação é interna, mas ela não precisa ser feita apenas dentro da empresa. Na verdade, sair do ambiente organizacional pode fazer maravilhas para criar um canal aberto de diálogo.

LEIA TAMBÉM: Veja dicas para melhorar a gestão de pessoas em sua empresa

Por isso, planeje eventos, comemorações e reuniões após o trabalho para que todos se conheçam e se comuniquem melhor. Em vez de fazer isso em reuniões fechadas e tediosas, os colaboradores vão se sentir mais livres para se expressarem e também ficarão mais motivados com o trabalho.

Melhorar a comunicação interna na sua empresa é possível quando você garante que todos possam participar desse processo e que ele seja feito em duas vias. Uma comunicação sem ruídos e com momentos de descontração também garante mais satisfação e um ambiente melhor de trabalho, o que leva a mais produtividade.

Gostou deste artigo? Siga-nos no Facebook ou Twitter e veja mais conteúdo sobre finanças.

Artigos Relacionados