Como ser um ótimo gerente e um grande líder

por Equipe QuickBooks

3 minutos de leitura

Trabalhar muito para estabelecer uma carreira traz muitos desafios para os profissionais. Mas, apesar de todas as dificuldades, muitos profissionais descobrem que o verdadeiro trabalho começa quando é hora de contratar uma equipe. Dedicar muitas horas à elaboração de propostas de projetos e à escrita de planos de negócios é muito difícil, mas montar uma equipe e assumir toda a responsabilidade pelas suas atividades é algo muito diferente.

Um bom gerenciamento de equipe é parte mentor e parte disciplinador. Você deve ser capaz de orientar diariamente sem afetar o desempenho da equipe de forma negativa. É um equilíbrio difícil até mesmo para o gerente mais experiente. Aqui estão algumas dicas para ajudar você a ser o tipo de líder que obtém resultados.

Estabeleça distância

Quanto menor a empresa, mais difícil será esse processo. Um bom gerente cria uma linha de separação pessoal entre ele ou ela e a equipe, mas se você acabou de contratar seu primeiro funcionário, essa linha será difícil de aplicar. Vocês passarão os dias trabalhando lado a lado com somente um ao outro como companhia. Pode ser tentador desabafar sobre clientes frustrantes ou discutir questões pessoais com os primeiros funcionários, mas isso tornará a mudança muito mais complicada quando chegar o momento de entrar no modo chefe.

Enfatize o “porquê”

Alguns supervisores adotam uma abordagem de “porque eu disse” ao delegar e justificar o trabalho. Essa abordagem, no entanto, pode reduzir o compromisso do funcionário, o que é fundamental para o desempenho. Quando as metas da empresa estão alinhadas desde a alta gerência, os funcionários têm um entendimento claro sobre suas funções e provavelmente trabalham com mais afinco para atingi-las do que se as desconhecessem.

Em vez de simplesmente dar ordens e esperar que sejam seguidas, os gerentes devem garantir que os funcionários entendam como cada tarefa se relaciona com a missão global da empresa.

Não controle cada detalhe

O microgerenciamento acaba com a motivação em uma organização, levando o funcionário a pensar que o supervisor não tem confiança no seu trabalho. Pode ser muito difícil para um chefe atribuir trabalho e se afastar, deixando que o funcionário assuma a tarefa, mas é importante dar esse espaço. Contrate bons funcionários e concentre-se no resultado final de cada parte do trabalho, não nos passos do funcionário até lá.

Defina as expectativas com clareza

A partir da contratação de um funcionário, ele deve compreender completamente sua função e seus deveres na empresa. Idealmente, essas informações devem ser indicadas por escrito, na forma de uma descrição formal do cargo. Esse documento servirá como um ponto de referência nos meses seguintes, dando a você documentação escrita de que o funcionário foi informado dessas responsabilidades desde o início. Ele também será uma referência para o funcionário, conforme a necessidade.

Mostre gratidão

Uma reclamação comum dos trabalhadores é que os empregadores não parecem reconhecer o trabalho que eles fazem diariamente. Para criar a cultura empresarial mais positiva possível, você deve mostrar regularmente aos funcionários que aprecia seus esforços. Isso pode ser algo tão simples como levar a equipe para um almoço ou trazer uma pizza para uma reunião importante. Isso é particularmente importante se os funcionários fizeram algo notável, como trabalhar horas extras para ajudar um grande projeto a alcançar uma conclusão bem-sucedida.

Grandes gerentes e líderes não nascem com as habilidades necessárias para o sucesso. Muitas vezes, eles aprendem no caminho, por meio de tentativas e erros. Ao seguir o conselho dos muitos líderes bem-sucedidos que vieram antes, novos gerentes podem criar um ambiente de trabalho positivo e levar sua equipe ao sucesso.

Gostou desse artigo? Assine nossa newsletter e receba mais conteúdo sobre finanças para pequenas empresas. 

Curta também nossa página no Facebook e fique por dentro dos assuntos de interesse dos empreendedores.


Artigos Relacionados