Como ser um bom líder de pequena empresa

por Equipe QuickBooks

3 minutos de leitura

A importância do capital humano para o aumento da produtividade de uma empresa — principalmente as de pequeno porte — vem ficando cada vez mais clara. Nesse contexto, o líder de pequena empresa cumpre um papel essencial. Isso porque a liderança, como entendemos hoje em dia, é uma função importante que ajuda no desenvolvimento de cada um dos colaboradores, conduzindo os trabalhos conjuntos para que se concretizem projetos.

Para empresas de pequeno porte, com equipes menores, isso se torna ainda mais importante, pois depende do líder conseguir captar e direcionar a força produtiva da melhor forma possível. Para saber o perfil do líder de pequena empresa mais desejável e o que é necessário para alcançá-lo, confira o post a seguir!

Motivação

Um líder de pequena empresa deve saber como motivar sua equipe e encorajar um bom trabalho sem exigir que seus subordinados vão além de suas capacidades. Ser capaz de motivar bem uma equipe e encontrar esse ponto de equilíbrio é uma das qualidades essenciais a um líder, especialmente tratando-se de empresas de pequeno porte.

LEIA TAMBÉM: Conheça a importância da comunicação interna em pequenas empresas

Delegação

Em uma empresa pequena, existem muitas tarefas que devem ser feitas por um número reduzido de pessoas. Um líder entende que elas devem ser distribuídas de acordo com a competência e expertise de cada um dos subordinados, de maneira igualitária e sem sobrecarga sobre eles. O líder de pequena empresa compreende que não pode fazer tudo sozinho.

Transparência

Já se foi o tempo em que o chefe guardava para si os planos do futuro e apenas dizia a seus empregados que fizessem o que estava mandando. Hoje, é fundamental que um líder aja com transparência e mostre onde quer chegar com os projetos, quais são as metas que deseja atingir para integrar a equipe nesse plano. Essa característica, aliás, está diretamente ligada com a motivação dos colaboradores.

A transparência do bom líder de pequena empresa também inclui os sucessos e os problemas, deixando claro as consequências positivas ou negativas do trabalho da equipe.

LEIA TAMBÉM: Dicas de marketing para divulgar sua empresa

Confiança

Um líder de pequena empresa precisa confiar em seus colaboradores — e, por outro lado, precisa inspirar essa confiança neles. Quando se trata de uma equipe pequena, em que todos os membros estão mais próximos do que empresas maiores, isso é especialmente importante.

Responsabilidade

Tomar a responsabilidade para si, ser um exemplo a ser seguido e arcar com as consequências de suas decisões fazem parte do papel do líder de pequena empresa. Embora não esteja sozinho, ele é a peça central da equipe e deve conseguir entender que o sucesso ou o fracasso estão, em grande medida, em suas mãos. A responsabilidade aqui inclui também saber fazer a análise de o que deu certo ou errado no projeto e, o mais importante, conseguir encarar isso de cabeça erguida.

LEIA TAMBÉM: 4 dicas para melhorar a gestão de pessoas em sua empresa

Comunicação

Um líder deve entender o valor da comunicação da equipe e prezar pelo contato e estrutura que a permita. É sua função comunicar as ordens, estabelecer metas claras, ser compreendido e compreender seus subordinados.

Essas são as principais qualidades que um líder de pequena empresa deve demonstrar.

Gostou deste artigo? Siga-nos no Facebook ou Twitter e veja mais conteúdo sobre finanças.

Artigos Relacionados