Veja 6 dicas para motivar os funcionários da sua empresa

por Equipe QuickBooks

3 minutos de leitura

Motivar os funcionários é um dos principais desafios das empresas. Sem colaboradores motivados, o resultado é menos produtividade, menos dedicação e mais rotatividade de funcionários — ou seja, é mais difícil mantê-los no cargo, mesmo que os valores recebidos estejam acima da média do mercado. Nesse sentido, uma pesquisa da Hay Group mostrou que 31% dos funcionários brasileiros sentem-se acomodados e não mudam de emprego ou de atitude por falta de incentivo.

As 6 dicas a seguir ajudam a motivar os funcionários, o que aumenta a produtividade em até 50%, segundo a Right Management. Confira:

Qualidade de vida no trabalho

Os colaboradores passam boa parte de seu dia nas empresas, por isso, a qualidade de vida no trabalho é importante. Para conseguir isso, é preciso incluir elementos que deixem os funcionários mais felizes, estimulando a criatividade e permitindo-os opinar, sugerir e indicar melhorias.

Algumas ideias para melhorar o bem estar são colocar sofás, ter um ambiente externo para o colaborador relaxar, ter uma mesa de bilhar, uma sala de jogos e pufes para descansar.

LEIA TAMBÉM: Veja como administrar o salário de seus funcionários

Hierarquia

O modelo tradicional de gestão de pessoas prevê uma hierarquia vertical, em que os colaboradores apenas seguem regras e diretrizes sem questionar. No entanto, a ideia em vigor atualmente é implantar o modelo de hierarquia horizontal, que não só oferece um bom salário, um plano de cargo estruturado e políticas de benefícios bem definidas, mas também permite que os funcionários tenham contato fácil com os líderes e gestores, aproximando a distância entre a hierarquia que normalmente existe.

Horário de trabalho

Uma das principais reclamações dos colaboradores é o horário de trabalho. Com o trânsito das grandes cidades e a vida agitada, é um diferencial incrível trabalhar em um local que permita ter horários flexíveis.

Nesse caso, o objetivo é focar na produtividade, entrega dos materiais, cumprimento de metas e análise por meritocracia. Além disso, o horário flexível dá mais liberdade para que as pessoas trabalhem nos momentos em que se sentem mais criativas e produtivas e, assim, o resultado é melhor.

LEIA TAMBÉM: Como ser um bom líder de pequena empresa

Auxílio entre gestores e colaboradores

Os gestores não devem ter a atitude de apenas cobrar e não indicar o que deve ser feito ou ajudar. Na verdade, o novo modelo de gestão de pessoas prevê o compartilhamento de responsabilidades e o auxílio à solução de problemas e conflitos.

Por isso, permita que os colaboradores assumam algumas responsabilidades, motivando-os a se destacarem e conquistarem seu espaço por meio do trabalho benfeito.

Incentivo ao aprendizado

Uma das melhores maneiras de motivar os funcionários é incentivar o aprendizado. Essa técnica é especialmente importante quando se tem colaboradores jovens, que buscam novos conhecimentos.

Por isso, se a organização puder, deve oferecer incentivos a pós-graduações e MBAs. Se não for possível (já que o investimento nesse caso é muito alto), a ideia é oferecer experiências diferenciadas por meio do job rotation, ou seja, da rotatividade temporária de funções. Assim, um colaborador da produção, por exemplo, pode trabalhar temporariamente no almoxarifado, a fim de aprender uma nova atividade e explorar melhor a empresa.

LEIA TAMBÉM: 5 livros fundamentais para empreendedores

Reconhecimento

O reconhecimento é imprescindível para motivar os funcionários, e a promoção não passa apenas por um aumento salarial, mas também pelo feedback. O objetivo nesse caso é que os gestores observem e tenham cuidado com a equipe, oferecendo indicativos do que pode ser melhorado e do que deve ser mantido por já estar bom.

No entanto, esse feedback deve ser sincero para que o colaborador entenda o que a organização espera dele e como pode apresentar os melhores resultados possíveis.

Em resumo, essas 6 dicas para motivar os funcionários podem ajudar a empresa a valorizar os colaboradores e incentivá-los a atingir melhores resultados. Identificar um colaborador desmotivado e trabalhá-lo é mais barato e mais efetivo do que contratar um novo.

Gostou deste artigo? Siga-nos no Facebook ou Twitter e veja mais conteúdo sobre finanças para pequenas empresas.

Artigos Relacionados

5 apps para aumentar a produtividade no trabalho

Se você pensa que aplicativos de celular só servem para facilitar a…

Leia Mais

Saiba como administrar os salários de seus funcionários

Administrar salários é um fator fundamental para manter os índices das instituições…

Leia Mais

Como calcular os custos de funcionários?

Embora muitas pessoas acreditem que o pagamento de salário representa o custo…

Leia Mais