Cinco maneiras de melhorar a cultura da sua empresa

por Equipe QuickBooks

5 minutos de leitura

por Suzanne Kearns

De acordo com “O estado do ambiente de trabalho americano”, uma pesquisa realizada pela Gallup, os funcionários comprometidos com suas empresas são a alma das suas organizações. De fato, o estudo descobriu que os funcionários mais comprometidos, ou seja, os 25% com nível de engajamento mais elevado, apresentam  produtividade e avaliações de clientes significativamente mais altas, bem como rotatividade e absenteísmo mais baixos do que os 25% de funcionários com o menor engajamento. (A Gallup mede o engajamento dos funcionários com base nas respostas à  Pesquisa Q12, que consiste em 12 elementos acionáveis no ambiente de trabalho com ligação comprovada a resultados de desempenho.)

Enquanto isso, outro estudo [PDF] mostra a relação entre a felicidade dos funcionários e a produtividade. Essa pesquisa indica que os funcionários mais felizes têm produtividade 12% maior do que os descontentes. Até mesmo o CEO da Costco, Craig Jelinek, entende a ligação entre rentabilidade e satisfação do funcionário. Sobre o motivo de apoiar a um salário mínimo federal nos EUA, Jelinek afirmou em um comunicado: “Sabemos que é muito mais rentável em longo prazo minimizar a rotatividade e maximizar a produtividade, o comprometimento e a fidelidade dos funcionários”.

Em outras palavras, criar uma cultura empresarial que ajuda os funcionários a serem mais produtivos, fiéis e engajados é uma ótima maneira de aumentar a rentabilidade. Confira cinco maneiras de melhorar a cultura da sua empresa e deixar seus funcionários mais felizes para impulsionar seu negócio.

1. Defina os valores da empresa e aplique-os

Seus funcionários devem compreender completamente os valores, vê-los aplicados nas suas interações com eles e com os clientes e estarem envolvidos em fazer a diferença no mundo com base nesses valores. O estudo “Impacto da geração do milênio 2014” [PDF] mostra que a cultura da empresa desempenha um papel significativo na contratação, satisfação e retenção de funcionários, e todos esses são fatores que contribuem para um lucro líquido saudável. Funcionários de qualidade são fundamentais para o sucesso nos negócios, e perdê-los causa prejuízos financeiros. De fato, de acordo com uma reportagem da CBS News, substituir um funcionário custa em média 20% do salário dessa pessoa. Mantenha seus funcionários felizes e fiéis publicando os valores da empresa, falando sobre eles com frequência, pedindo que eles sejam aplicados no trabalho e criando uma política de voluntários da empresa que os façam sentir que estão fazendo a diferença no que importa.

2. Estabeleça padrões 

Se você quer uma cultura altamente produtiva e rentável, todos os envolvidos deverão contribuir e aplicar os valores da empresa que você estabelecer. Se algum de seus funcionários não está acompanhando ou está diminuindo a motivação ou a taxa de produção da empresa, é provável que substituí-lo seja a melhor decisão. Criar e esperar altos padrões de alguns e permitir que outros tenham um desempenho insatisfatório pode causar insatisfação e reduzir a motivação. Um bom exemplo de uma empresa que aplica essa máxima é a Zappos. A gerência está tão empenhada em empregar somente pessoas dedicadas à cultura da empresa e dispostas a aplicar esses valores fundamentais que oferece US$ 4.000 a todos  novos contratados que decidem deixar o emprego depois de um programa de treinamento de cinco semanas. O objetivo é manter as pessoas que não estão alinhadas com os valores da empresa fora da folha de pagamento.

3. Reconheça e recompense conquistas

Quando os funcionários são reconhecidos por um bom trabalho, eles se sentem bem e inspirados a fazer mais, levando a um aumento da produtividade. A pesquisa da Gallup descobriu que os gerentes que se concentram nos pontos fortes dos funcionários podem praticamente eliminar o desengajamento ativo, que diminui a rentabilidade. Chester Elton e Adrian Gostick, autores de O princípio do reconhecimento, escreveram sobre um estudo que mostra que chefes que oferecem elogios e recompensas aos funcionários têm um retorno três vezes maior sobre o patrimônio líquido. De acordo com Elton, o reconhecimento pode ser tão simples como um bilhete escrito à mão ou, mais divertido, como se oferecer para lavar o carro do funcionário se ele atingir uma determinada meta. Em outras palavras, funcionários que se sentem reconhecidos e valorizados são mais produtivos e ajudarão você a obter um lucro líquido melhor.

4. Lide com problemas rapidamente

Um documento de trabalho da Harvard Business School destaca a importância de gerentes que adotam medidas concretas para resolver problemas indicados pelos funcionários, em vez de simplesmente coletar informações e implementar ações superficiais. De acordo com a pesquisa, os gerentes que fazem isso pelo menos trimestralmente podem melhorar o clima e os processos de trabalho da organização. Além disso, os pesquisadores afirmam que um segundo benefício de tomar medidas imediatas é que os funcionários se tornam mais engajados, o que os deixam mais produtivos e menos propensos a partir para outro emprego. Por outro lado, se tudo o que a gerência faz é discutir e coletar dados sobre problemas conhecidos, os funcionários podem ficar desencorajados e cínicos.

5. Defina grandes metas e comemore as vitórias em equipe

Faça com que todos se sintam parte importante do negócio comemorando as grandes vitórias em conjunto. Quando você relaciona realizações individuais aos valores da sua empresa, os funcionários se tornam parte do todo e ganham motivação. Você pode fazer isso com um encontro da empresa para comemorar um negócio importante fechado por um vendedor ou com agradecimentos públicos aos funcionários que lidam com um desafio de acordo com os valores estabelecidos. Quando a equipe está trabalhando para atingir uma meta da empresa, seja ela um objetivo de vendas ou de redução de custos, isso pode ser um estímulo e ajudar a chegar ao objetivo mais rápido. Envolva todos nas metas da sua empresa com o software gratuito de definição de metas da GoalMigo.

Se você não está priorizando o estabelecimento de uma cultura positiva da empresa e a manutenção do engajamento dos funcionários, talvez seja a hora de adotar algumas das práticas listadas acima. Quanto mais comprometidos e motivados estiverem os funcionários, melhor será a produtividade. E isso é sempre bom para o lucro líquido.

Artigos Relacionados