Seu funcionário merece um aumento de salário?

por Equipe QuickBooks

3 minutos de leitura

Quando um negócio cresce e consegue se destacar no mercado, deve-se dar o crédito a todos os personagens responsáveis por tal crescimento. Ele é fruto da gestão e das decisões tomadas, mas também do trabalho dos colaboradores, que são a linha de frente de qualquer empresa e precisam ser valorizados para o crescimento continuar. Mas como definir qual é a melhor hora para um aumento de salário dos seus funcionários? Continue lendo e aprenda:

O pagamento justo

Um bom processo de gestão não estabelece apenas os rumos de uma empresa, mas também define quem deve ser premiado e quem não deve. Assim, é importantíssimo que sua empresa saiba exatamente como vai o desempenho de seus funcionários de maneira individualizada.

De nada adianta distribuir ótimas premiações por bons resultados alcançados se isso acabar desestimulando sua equipe. Não consegue identificar como isso é possível? Então vamos raciocinar juntos: se você não sabe como trabalha individualmente sua equipe, aqueles que realmente ajudaram na busca do resultado vão se sentir injustiçados, pois ganharam a mesma premiação que os que nada fizeram.

Por outro lado, essa forma de premiação também gerará a acomodação por parte de quem não correu tanto atrás dos interesses da empresa, pois perceberá que não necessita de resultados individuais, apenas coletivos.

LEIA TAMBÉM: Saiba como administrar o salário de seus funcionários

Os impactos dos aumentos salariais para a empresa

Não é apenas o salário que vai subir: todas as verbas relacionadas a ele também serão aumentadas. Responda esta pergunta: o que você paga aos seus funcionários está de acordo com o que o mercado paga? Se a resposta for sim, poucos deverão ser os funcionários que realmente merecerão um aumento salarial.

Como identificar o trabalhador que deve receber aumento?

Você deverá ficar atento ao desempenho individual de cada funcionário. Com base nisso, não será difícil identificar os que mais se destacam no grupo, tanto na parte de relacionamento pessoal quanto produtiva.

Procure identificar os funcionários que se tornaram uma espécie de liderança sem subordinação e que auxiliam os processos operacionais de maneira direta, além de serem mais difíceis de serem substituídos naquele momento.

LEIA TAMBÉM: 8 dicas para abrir um negócio investindo pouco

Também deve ser observada a qualificação profissional do colaborador, além da aderência dela ao trabalho desempenhado. Identifique as metas profissionais que ele tiver e se estão alinhadas com os objetivos de longo prazo da empresa.

Durante esse processo, você também poderá identificar aqueles funcionários que estão com os salários menores do que o normal e, consequentemente, merecem um aumento mais imediato. Isso serve de mecanismo de retenção de talentos, já que o funcionário vai se sentir valorizado imediatamente.

Como aumentar o salário e não se arrepender?

Promova o funcionário sempre que possível. Isso porque, aumentando o salário de apenas um funcionário de uma equipe, o resto pode ficar descontente e buscar uma equiparação salarial por desempenharem a mesma função. Com isso, novas funções e novas responsabilidades deverão, também, ser associadas a ele. Não deixe de pensar nisso antes de oferecer a promoção.

LEIA TAMBÉM: 4 dicas para melhorar a gestão de seus funcionários

Não deixe que o aumento de salário dos seus funcionários comprometa o bom ritmo de crescimento do seu negócio. Retenha os bons talentos e faça com que os outros funcionários se sintam estimulados a crescerem junto com o seu negócio.

Gostou do artigo? Siga-nos no Facebook ou Twitter e veja mais conteúdo sobre finanças para pequenas empresas.

Artigos Relacionados