Produto x experiência: como revolucionar suas vendas

por Equipe QuickBooks

2 minutos de leitura

Com o avanço da tecnologia, ficar esperando o cliente ir até você para comercializar os seus produtos ou serviços pode significar perdas em vendas. Para driblar esse cenário, a dica é oferecer diferenciais e vantagens competitivas para os consumidores, como é o caso da economia de experiência.

O que é economia de experiência?

Criada em 1999 por especialistas de mercado da Universidade de Harvard, a economia de experiência surgiu depois de muitas pesquisas sobre tendências de vida e consumo na atualidade. E o resultado delas é que as empresas precisam vender experiências únicas e emoções para irem mais longe.

Um bom exemplo disso é a Disney, que mesmo sendo uma gigante mundial de entretenimento, vende momentos inesquecíveis e oferece um atendimento impecável. Outros exemplos são aquelas lojas que vendem produtos e chamam seus clientes pelo nome, oferecendo a personalização como parte do produto.

Leia também: Dicas para fazer um bom controle de vendas

Como começar a vender experiência?

Como dono do próprio negócio, você já conhece a carinha do seu público de clientes, certo? Agora, pense sobre aquelas pessoas que não têm suas necessidades atendidas pelo mercado, seja em produtos ou serviços. Esse pode ser o nicho de mercado ideal para oferecer experiências novas. Também vale lembrar que, hoje, o consumidor está mais informado e interessado em causas sociais.

Veja 4 formas de oferecer experiências e ações inovadoras, sem gastar muito com isso!

#1 Oferecer atendimento personalizado

Isso vale desde a iniciativa de chamar o cliente pelo nome e já apontar produtos com base em suas preferências e compras passadas, ou até mesmo produtos personalizados. Para colocar isso em prática, você pode começar fazendo uma boa e completa ficha de cadastro de clientes para poder conhecê-los melhor.

#2 Abraçar uma causa social para aumentar as vendas

Lembra daquela loja que você passou e comprou porque viu que ajudava uma pequena ONG de proteção aos animais? Ou então aquela que juntava dinheiro para presentear crianças carentes no Natal? São exemplos de iniciativas que passam para o cliente a sensação de “fazer a diferença” e ajudando a sociedade. Lembrando, claro, que também é uma forma de fazer sua parte por um mundo melhor. 😉

#3 Aproveitar as oportunidades das redes sociais

Essa é outra dica de ouro para o empreendedor que pretende vender experiência e não só seu produto. Para aproximar o seu cliente do negócio pense em como oferecer formas de interação entre ele e o que você vende. É assim que fazem aquelas lojas que postam fotos dos clientes usando seus produtos. Uma forma de interagir, aproximar e conquistar seguidores.

Leia também: 4 estratégias para aumentar suas vendas no Facebook

#4 Organizar ações inovadoras

Pensar em ações para atender as necessidades do seu nicho de mercado também pode ser uma boa oportunidade de conquistar novos clientes e manter um bom relacionamento com os atuais. Um exemplo disso são lojas de tênis que organizam corridas. E o melhor é que você pode fazer a divulgação nas suas redes sociais e até mesmo no WhatsApp.

Continue acompanhando os conteúdos exclusivos do blog da QuickBooks ZeroPaper para aumentar as vendas e também facilitar o controle financeiro do seu negócio de modo prático e gratuito.

Artigos Relacionados

6 aplicativos para te ajudar na gestão empresarial

Gerenciar uma empresa não é simples. Além da concorrência acirrada e da…

Leia Mais

Venda por consignação x venda por comissão: confira as diferenças

Consignação e comissão são duas palavras que fazem parte do dia a…

Leia Mais

3 tendências de marketing digital para aumentar o faturamento do seu negócio

Você sabia que o marketing digital pode aumentar significantemente o faturamento do…

Leia Mais