Porque ter um bom cadastro de clientes é importante?

Bons negócios são construídos baseados na fidelidade das informações, seja na hora de construir estratégias de marketing ou vendas; seja na hora de determinar seu público-alvo. Sem esses dados, poucas empresas conseguem inovar ou mesmo sobreviver ao mercado.

Ainda assim, muitos empreendedores não buscam criar uma base de dados que englobe todas as informações dos clientes pertinentes ao negócio.

Alguns não o fazem por preguiça, outros por acreditar que isso pode atrapalhar as vendas, já que aumenta o tempo do cliente no cadastro. Mas, na verdade, ter um bom cadastro de clientes pode trazer mais vendas e mais fidelização. Confira:

Melhorias na experiência de uso

O primeiro ponto que torna um bom cadastro num diferencial competitivo é utilizar essas informações para implementar melhorias de uso no seu site, produto ou serviço. Essas melhorias não servirão apenas para incrementar a experiência de uso, mas também para atrair novos clientes e vendas.

Por exemplo, se você tiver a informação de quantos usuários acessam seu site através de dispositivos móveis e conectar esse dado a um software de CRM, poderá descobrir se compensa investir num site móvel ou mesmo num aplicativo. Com isso irá alcançar de maneira mais eficiente seus visitantes e clientes.

Outro bom uso desses dados é criar experiências diferentes para grupo de usuários. Usuários do sexo masculino podem visualizar conteúdo diferente do feminino, criando páginas segmentadas e aumentando a conversão.

Promoções e relacionamento com o cliente

Promoções realmente eficientes são construídas baseadas na fidelidade das informações cadastradas pelo seu usuário. Isso é aplicado desde a data de aniversário, até a cidade onde ele mora, e pode abrir um leque de possibilidades desde que seu departamento de marketing seja criativo.

Utilizar a informação do endereço, por exemplo, para criar uma ação de frete grátis para uma determinada região pode impulsionar as vendas. Ou então criar um cupom de desconto de aniversário. A força dessas ações não impacta apenas no número de clientes, mas também no relacionamento que seu negócio constrói.

Investir no relacionamento não é possível sem um bom cadastro de clientes. Assim como não é possível criar bons produtos e serviços sem conhecimento do que o mercado está comprando.

Mesmo a inovação é baseada na descoberta de soluções de problemas que seus clientes estão enfrentando. E como tornar isso possível sem um boa fonte de informações?

Fonte de informações

O cadastro dos seus clientes é uma rica fonte de informações para o seu negócio. E agora vamos além do relacionamento e de promoções. Um bom cadastro pode determinar o perfil dos seus clientes, fazendo com que você conheça quem está comprando e entenda os motivos disso.

Esse tipo de informação pode guiá-lo na construção de novos produtos e serviços mais alinhados com o interesses dos seus clientes, fechando o ciclo da importância não apenas para controle e fidelização, mas no número de vendas que um bom cadastro pode ter.