3 motivos para você consultar o CPF do seu cliente

por Equipe QuickBooks

2 minutos de leitura

A relação entre empreendedor e cliente pode ser benéfica para ambas as partes, desde que prazos de entrega e de pagamentos sejam respeitados. No que diz respeito à manutenção de uma clientela fiel e que pague regularmente por seus serviços, empresários têm implementado programas de benefícios a clientes assíduos e em dia com suas contas.

Pensando nisso, listamos algumas razões para você se inteirar sobre o histórico creditício de seus clientes no Serasa e passar a consultar o CPF dos seus clientes.

Manutenção de um cadastro positivo

Ao consultar o CPF de seus clientes no Serasa, você diminui as chances de inadimplência futura. Clientes com bom histórico de pagamentos são um indicativo da manutenção de contas em dia e de negócios no futuro.

Leia também: Financiamento ou empréstimo: qual a diferença?

Essa estratégia de conhecimento de seus clientes permite que você individualize o perfil de cada cliente e permite a construção de um cadastro de clientes positivos, para que eventualmente você ofereça benefícios aos bons pagadores.

Você pode verificar por meio do CPF ou do CNPJ se o seu cliente possui cheques sem fundos emitidos, dívidas vencidas, participação em empresas falidas. Assim, você terá mais segurança nas suas vendas.

Planejamento financeiro

Manter uma relação de clientes com bom histórico de pagamentos é um importante passo no planejamento financeiro da sua empresa. A maior confiança de pagamentos futuros permite a elaboração de uma planilha de gastos mais confiável e os empreendedores podem ser mais realistas em relação a suas expectativas.

É melhor poder prever sua renda efetiva do que ter que lidar com clientes inadimplentes e calotes crescentes. Se for possível planejar com maior exatidão quanto receberá, o orçamento poderá ser seguido e seus objetivos financeiros, como expansão da empresa, contratação de novos funcionários, compra de equipamentos, estarão cada vez mais próximos.

Criação de programas de benefício a clientes assíduos

De acordo com pesquisas recentes, a taxa de inadimplência continua alta no Brasil. Ainda assim, o setor de crédito tem se expandido bastante e cada vez mais são oferecidas melhores condições de pagamento a tomadores de empréstimo.

Leia também: Qual a diferença entre Receitas/Despesas e Entradas/Saídas?

Pensando em evitar que seu negócio seja vítima do não cumprimento de obrigações financeiras, diversos empreendedores, criaram programas de benefícios a clientes que pagam suas dívidas em dia.

Você pode, por exemplo, dar um desconto de pontualidade para pagamentos até o dia 05 de cada mês, com desconto de 5% ou oferecer um bônus de fidelidade, por meio de brindes e vale-compras para clientes que não atrasaram o pagamento de todas as prestações.

Se você se interessou pela consulta Serasa, acesse o QuickBooks ZeroPaper e faça as consultas a CPF’s, CNPJ’s e cheques para proteger o seu negócio.

Gostou das dicas? Faça o seu comentário!

Artigos Relacionados