No Dia do Consumidor, veja dicas para melhorar a relação com clientes

por Equipe QuickBooks

3 minutos de leitura

Neste 15 de março, órgãos de defesa do consumidor celebram o Dia do Consumidor. O objetivo da data é reforçar os direitos do consumidor ao adquirir produtos ou serviços.

A data foi celebrada pela primeira vez em 1983, nos Estados Unidos. O motivo da escolha do dia 15 de março está relacionado a um discurso do presidente dos EUA, John Kennedy, realizado em 15 de março de 1962. Neste discurso, Kennedy salientou que todo consumidor tem direito, essencialmente, à segurança, à informação, à escolha e também o direito de ser ouvido. O discurso teve muita repercussão na época e foi considerado um marco na luta pelos direitos do consumidor.

No Brasil, órgãos como Procon e Idec aproveitam a data para ressaltar a importância do Código de Defesa do Consumidor, conjunto de normas que protege o consumidor no Brasil, instituído em  março de 1991.

Abaixo, você confere algumas dicas para melhorar o relacionamento com os clientes de sua empresa

1 – Clientes difíceis exigem exclusividade

Chegar num estabelecimento e encontrar um cliente enfurecido, ou então ver alguém reclamando de sua marca em redes sociais, são situações indesejáveis para qualquer pessoa. Pior do que o incômodo que ela gera com o ambiente tenso, é a sensação de que ele continua sem ser ouvido e gritando ao vento.

Clientes assim exigem um tratamento exclusivo, isolado dos demais. Chamá-lo para um canto reservado da loja, ou comunicar-se com ele por um canal mais pessoal (e-mail ou telefone), são boas estratégias, mas que exigem calma e cortesia por parte dos atendentes.

LEIA TAMBÉM: Veja 5 dicas para lidar com reclamações de clientes

Incitar ainda mais sua raiva é tudo que nem o cliente e nem sua empresa precisam, e quanto mais você conseguir acalmar os ânimos do seu cliente, maior será sua precisão em apontar o verdadeiro problema que motivou a discórdia, e maiores serão as chances de conseguir a simpatia do cliente de volta.

2 – Compromissos devem ser cumpridos

Nem todo problema reportado por um cliente pode ser resolvido imediatamente. Quando envolve algum terceiro, é aí que a probabilidade de ter o problema resolvido imediatamente reduz-se bastante. Nesta hora, é preciso ter calma com todas as partes envolvidas e avaliar a solução mais curta e efetiva.

Como isso envolve firmar prazos, estes devem ser cumpridos à risca. Tal como não gostamos quando um prazo não é cumprido, para o cliente pode significar o fim de qualquer chance de que ele se relacione com sua empresa.

3 – O cliente quer a empresa ao seu lado

No momento da queixa, sua empresa deve estar totalmente aberta para o cliente. Manter todos os canais de atendimento visíveis e abertos é importante para que não só o cliente sinta-se ouvido, como ele possa escolher o recurso que lhe pareça mais confortável.

É importante que o cliente saiba de todos os esforços que sua empresa está fazendo para resolver o problema, assim como tranquilizar-lhe de que os prazos mantidos serão cumpridos e a empresa estará sempre disposta a ouvi-lo.

4 – Problemas bem resolvidos trazem clientes de volta

As chances de um cliente queixoso voltar a relacionar-se com sua empresa são muito altas se seu problema for resolvido prontamente e sem maiores transtornos, além de que o cliente falará bem não só dos seus produtos, mas do seu atendimento.

LEIA TAMBÉM: Veja dicas para lidar com clientes inadimplentes

É importante que todo o processo de resolver o problema do cliente seja formalizado, para que cliente e empresa tenham total conhecimento do ocorrido e haja respaldo legal para outras ações que possam acontecer.

Gostou do artigo? Siga-nos no Facebook ou Twitter e veja mais conteúdo sobre finanças para pequenas empresas.

Information may be abridged and therefore incomplete. This document/information does not constitute, and should not be considered a substitute for, legal or financial advice. Each financial situation is different, the advice provided is intended to be general. Please contact your financial or legal advisors for information specific to your situation.

Artigos Relacionados

Guia de Relacionamento com Clientes

Relacionamento com o cliente: estratégia que aparece como essencial no discurso da…

Leia Mais

5 motivos para fazer ficha de cadastro de clientes

Cliente é rei. Afinal, ele exerce uma grande força nos resultados dos…

Leia Mais

5 e-books para melhorar o fluxo de caixa do seu negócio

Contas a pagar, contas a receber e carga tributária: no dia a…

Leia Mais