Veja 5 dicas para lidar com reclamações de clientes

por Equipe QuickBooks

3 minutos de leitura

Toda empresa em algum momento precisa lidar com insatisfação e reclamações de clientes, seja com relação a algum produto ou a algum serviço oferecido. No caso de microempreendedores e microempresários, porém, essa questão precisa ser encarada diretamente, pois é ele quem precisa solucionar as reclamações de clientes. É importante, portanto, que o empresário esteja preparado para esse tipo de situação, de modo a tentar não só resolver o problema, mas recuperar a confiança do cliente. Por isso, separamos aqui 5 dicas para lidar com reclamações!

Não demore para responder a reclamação dos seus clientes

Responder rapidamente as reclamações de clientes é uma maneira de mostrar que a empresa se preocupa com a situação e está disposta a solucioná-la o quanto antes. Uma resposta rápida e educada a um problema já deixa o cliente mais calmo e tira a sensação de que ele está sendo enganado pela empresa. Por isso, mesmo que não tenha uma solução imediata, diga que a empresa está tomando as medidas necessárias para resolver o problema assim que for possível e que o deixará informado.

LEIA TAMBÉM: 4 dicas para melhorar o relacionamento com os clientes

Responda as reclamações de clientes com calma

É difícil ouvir uma crítica — a tendência das pessoas é tentar se defender e sentir raiva ou frustração. A questão é que, em primeiro lugar, nenhuma empresa é perfeita e você não está imune ao erro, então precisa estar sempre preparado para lidar com a reclamação de clientes com calma.

Em segundo lugar, mesmo que você não acredite que a reclamação do cliente é fundamentada, se posicione de maneira a mostrar que você está disposto a resolver o problema. Se a crítica ou reclamação te deixou nervoso, espere a raiva passar (mas não demore muito!) e pense calmamente em uma resposta educada, que vá deixar o cliente menos preocupado.

Foque na resolução do problema

Não importa se o problema não é tão grave: ele deve ser levado com seriedade. Ignorar a reclamação docliente ou tentar minimizar a situação não vai resolver a insatisfação e pode transformar um pequeno problema em uma bola de neve. Se o empresário se concentrar em dar uma solução para a reclamação do cliente rapidamente, as chances de evitar algo desastroso para a imagem da empresa são grandes.

LEIA TAMBÉM: Conceitos de marketing úteis para empreendedores

Peça desculpas quando receber reclamação de clientes

Ao receber a reclamação de um cliente é importante dizer que sente muito pelo problema ocorrido, afinal pedir desculpas em nome da empresa é uma ótima maneira de se redimir com o cliente. Ao começar a comunicação com um pedido de desculpas, você já o deixa mais calmo e disposto a tratar a questão com mais paciência.

Muitos empresários e gerentes colocam o orgulho acima de tudo e acabam tentando discutir e argumentar para mostrar que estão certos. Essa atitude pode ser desastrosa e deixar o cliente ainda mais enfurecido! Além de pedir desculpas, outra maneira de se redimir é oferecer algum tipo de recompensa, como um brinde ou um desconto na próxima compra.

Acompanhe as reclamações dos clientes de perto

Não receba a reclamação de clientes, peça desculpas e deixe o problema para lá. Resolva até o final! Alguns empresários costumam repassar a solução da questão para outro funcionário. Isso não tem problema, desde que ele acompanhe o caso para ter certeza de que foi resolvido e que o cliente ficou satisfeito no final. Ao término desse processo, entre novamente em contato para saber se a solução foi boa para ele.

Leia também: Como diversificar sua base de clientes

Nenhum empreendimento está imune ao erro e à insatisfação dos clientes, mas a abordagem escolhida pela empresa para encarar a questão pode fazer toda a diferença! Dependendo da atitude do empresário, a reclamação de clientes pode se tornar, inclusive, uma oportunidade para mostrar que a empresa se importa com eles

Você também acha que essas dicas podem ajudar a resolver a reclamação de clientes? Escreva para nós nos comentários! E não deixe de conhecer nossa solução gratuita e simples para fazer a gestão financeira do seu negócio!

Information may be abridged and therefore incomplete. This document/information does not constitute, and should not be considered a substitute for, legal or financial advice. Each financial situation is different, the advice provided is intended to be general. Please contact your financial or legal advisors for information specific to your situation.

Artigos Relacionados

4 dicas para lidar com a inadimplência de seus clientes

Com a crise financeira, o fantasma da inadimplência assombra ainda mais os…

Leia Mais

4 maneiras de estabelecer sua base de clientes

Três em cada quatro pequenas empresas dos EUA esperam melhores vendas em…

Leia Mais

4 dicas para melhorar o relacionamento com os clientes

Pelo menos uma vez na vida, todo empreendedor já enfrentou problemas em…

Leia Mais