Saiba porque ter um bom cadastro de clientes é importante

por Equipe QuickBooks

3 minutos de leitura

Bons negócios são construídos baseados na fidelidade das informações, seja na hora de construir estratégias de marketing, vendas ou determinar seu público-alvo. Sem esses dados, poucas empresas conseguem inovar ou mesmo sobreviver ao mercado. Por isso é importante ter um cadastro de clientes e mantê-lo sempre atualizado.

Ainda assim, muitos empreendedores não buscam criar um cadastro de clientes ou uma base de dados que englobe todas as informações dos clientes pertinentes ao negócio.

Leia também: Como abrir uma empresa de serviços

Alguns não o fazem por preguiça, outros por acreditar que isso pode atrapalhar as vendas, já que aumenta o tempo do cliente no cadastro. Mas, na verdade, ter um bom cadastro de clientes pode trazer mais vendas, mais fidelização, além de melhorar o relacionamento com os clientes. Confira:

Melhorias na experiência de uso

O primeiro ponto que torna um bom cadastro de clientes num diferencial competitivo é utilizar essas informações para implementar melhorias de uso no seu site, produto ou serviço. Essas melhorias não servirão apenas para incrementar a experiência de uso, mas também para atrair novos clientes e vendas.

Por exemplo, se você tiver a informação de quantos usuários acessam seu site por meio de dispositivos móveis e conectar esse dado a um software de CRM, poderá descobrir se compensa investir num site móvel ou mesmo num aplicativo. Com isso irá alcançar de maneira mais eficiente seus visitantes e clientes.

Outro bom uso para o cadastro de clientes é criar experiências diferentes para grupo de usuários. Usuários do sexo masculino podem visualizar conteúdo diferente do feminino, criando páginas segmentadas e aumentando a conversão.

O cadastro de cliente melhora o relacionamento com o cliente

Promoções realmente eficientes são construídas baseadas na fidelidade das informações que estão no cadastro dos clientes. Isso é aplicado desde a data de aniversário, até a cidade onde ele mora, e pode abrir um leque de possibilidades desde que seu departamento de marketing seja criativo.

Leia também: Conceitos de marketing que todo empreendedor precisa conhecer

Utilizar a informação do endereço, por exemplo, para criar uma ação de frete grátis para uma determinada região pode impulsionar as vendas. Ou então criar um cupom de desconto de aniversário. A força dessas ações não impacta apenas no número de clientes, mas também no relacionamento que seu negócio constrói.

Investir no relacionamento não é possível sem um bom cadastro de clientes. Assim como não é possível criar bons produtos e serviços sem conhecimento do que o mercado está comprando.

Mesmo a inovação é baseada na descoberta de soluções de problemas que seus clientes estão enfrentando. E como tornar isso possível sem um bom cadastro de clientes?

Cadastro de clientes são boas fonte de informações

O cadastro dos seus clientes é uma rica fonte de informações para o seu negócio. E agora vamos além do relacionamento e de promoções. Um bom cadastro pode determinar o perfil dos seus clientes, fazendo com que você conheça quem está comprando e entenda os motivos disso.

Leia também: Saiba como calcular o custo de prestação de serviço

Esse tipo de informação pode guiá-lo na construção de novos produtos e serviços mais alinhados com os interesses dos seus clientes, fechando o ciclo da importância não apenas para controle e fidelização, mas no número de vendas que um bom cadastro de cliente pode ter.

Artigos Relacionados

4 maneiras de estabelecer sua base de clientes

Três em cada quatro pequenas empresas dos EUA esperam melhores vendas em…

Leia Mais

4 dicas para lidar com a inadimplência de seus clientes

Com a crise financeira, o fantasma da inadimplência assombra ainda mais os…

Leia Mais

4 dicas para melhorar o relacionamento com os clientes

Pelo menos uma vez na vida, todo empreendedor já enfrentou problemas em…

Leia Mais