Como diversificar sua base de clientes

por Equipe QuickBooks

4 minutos de leitura

Se você está tendo um lucro sólido com um tipo de cliente, pode ser que hesite em sair dessa zona de conforto. No entanto, o que acontecerá se as necessidades do seu público-alvo mudarem? Ou se o seu setor sofrer uma mudança radical que obrigue você a mudar o foco? Ou, ainda, se você perder um ou dois clientes que compõem uma grande fatia das suas vendas?

Sua empresa aguentaria essas perdas? Diversificar a base de clientes – ou seja, fazer de tudo para atrair um novo tipo do comprador – torna você mais resiliente e lucrativo.

Confira seis etapas para diversificar sua base de clientes e aumentar as chances de ter sucesso em longo prazo.

  1. Avalie seu negócio

Analise honestamente suas operações, táticas de marketing, site etc. Há algo na maneira como você faz negócios que possa estar afastando clientes de públicos-alvo diferentes? Por exemplo, você pode estar deixando a Geração Y de lado se não tiver um site ou não estiver presente nas mídias sociais.

  1. Dê uma olhada na “aparência” do seu negócio

Todos os seus funcionários parecem com você? Em caso afirmativo, é possível que você também esteja atraindo clientes que se parecem com você. Contrate uma equipe diversificada, com idades, etnias e experiências variadas. Esses funcionários podem oferecer uma visão geral sobre como entrar em contato com diferentes tipos de clientes. Com uma equipe diversificada, você tem mais chances de atrair uma clientela diversificada.

Se for uma empresa individual, você pode ser o próprio rosto da sua organização. No entanto, independentemente do número de pessoas que você emprega, garanta que seu site, seus materiais de marketing, imagens de mídia social etc. representem um grupo de pessoas diversificado.

  1. Revisite seus produtos

Desenvolver um produto completamente novo, ou simplesmente aprimorar seu principal produto atual, é uma maneira de atrair um novo público-alvo. Por anos, a Liga Nacional de Futebol Americano (NFL) vem tentando atrair mais mulheres. Recentemente, teve sucesso principalmente por meio de produtos licenciados ao oferecer roupas em modelos e tamanhos que agradam ao público feminino, além de joias. Como você pode aprimorar ou expandir seus produtos ou serviços para atrair um novo público-alvo? Uma maneira de atrair a Geração Y, voltando ao exemplo anterior, é desenvolver aplicativos e usar táticas de gamificação.

  1. Altere suas estratégias de envolvimento

Talvez seja necessário mudar a maneira como você encontra novos clientes. Se confia em mídias sociais, por exemplo, use a técnica do cold calling. Se você normalmente anuncia em uma rádio rock local, faça um anúncio em uma estação nacional. Se utiliza anúncios em jornais em vez de na TV, mude a estratégia, se puder pagar por isso. Dessa maneira, você aumentará seu alcance e apresentará seus produtos e serviços para pessoas que não conheciam sua empresa.

  1. Participe de eventos aos quais você nunca tinha pensado em ir

É normal – e aconselhável – participar de feiras, conferências e outros eventos relevantes para o seu setor. Eles oferecem uma ótima maneira de fazer networking e promover seus negócios. No entanto, se você deseja atingir clientes novos e diferentes, precisa ir ao tipo de evento que eles frequentam.

Instale um estande, dê palestras ou simplesmente vá ao evento e se apresente para o maior número de pessoas possível. Certifique-se de que você adaptou seu marketing e discurso para o público-alvo em questão e fale sobre por que seu produto é apropriado para os participantes do evento.

  1. Faça alianças com outras empresas

Uma parceria, mesmo que informal, com outras empresas semelhantes à sua é uma maneira de expandir a base de clientes. No entanto, para começar a mirar em um novo público-alvo, estabeleça alianças com empresas voltadas a ele, mesmo que elas não sejam parecidas com a sua. Por exemplo, uma empresa de serviço de buffet que tem como público-alvo corporações poderia oferecer um desconto para os clientes de um salão de beleza que atende a clientes abastados, cujas festas luxuosas podem precisar de um serviço de buffet.

Lembre-se de que a aliança deve ser mutuamente positiva. Por isso, quando abordar um empresário, fale sobre como isso pode beneficiar a empresa dele. Por exemplo, os dois poderiam trocar listas de e-mail ou promover um ao outro em troca de uma parcela das vendas. Poderiam, também, anexar cupons a mensagens publicitárias do outro ou colocá-los em pacotes de mala direta.

Se você deseja diversificar sua base de clientes, precisa dedicar algum tempo para estudar o novo público-alvo e estudar seus hábitos de consumo e interesses. Dessa maneira, é possível aprimorar sua mensagem publicitária e, possivelmente, seus produtos, a fim de que eles recebam a maior atenção possível. Em seguida, verifique a temperatura da água antes de mergulhar. Ou seja, confirme que você mirou nos clientes certos no momento certo. É possível que seus produtos e serviços não atraiam a atenção de alguns públicos-alvo, e isso não é nenhum problema. Em vez disso, concentre seu tempo, dinheiro e energia nos clientes que comprarão de você.

Gostou desse artigo? Assine nossa newsletter e receba mais conteúdo sobre finanças para pequenas empresas. 

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro dos assuntos de interesse dos empreendedores.


Artigos Relacionados