4 maneiras de estabelecer sua base de clientes

por Equipe QuickBooks

2 minutos de leitura

Três em cada quatro pequenas empresas dos EUA esperam melhores vendas em 2014, de acordo com a pesquisa mensal mais recente de CEOs [PDF] lançada pelo Wall Street Journal e a Vistage.

É isso que você também quer para sua empresa? Uma maneira essencial para vender mais bens ou serviços é atrair novos clientes. Siga estas etapas para criar sua base de clientes.

  1. Estabeleça uma relação pessoal. “Empresas e vendas não são impessoais. Na verdade, são o oposto”, observa Patrick Sprouse, vice-presidente executivo da S.E. Covington e co., uma empresa de imóveis de Houston. “Para criar uma base de clientes é necessário tempo e dedicação.”

Um método: Participar de eventos de networking e recolher cartões de visitas. Nos dias e semanas seguintes, enviar e-mails para demonstrar a seus novos contatos como você gostou de tê-los conhecido. Pergunte se você pode fazer algo para apoiá-los e continue a manter contato. Ao estabelecer relações, você se firma como um recurso confiável e abre a porta para novas oportunidades de negócios.

  1. Entre em contato de modo inteligente. “A melhor forma de começar é olhando para sua base de clientes existente”, diz Sprouse. Peça indicações a esses clientes. Use as informações que você coletou sobre eles (CEP, forma de pagamento preferencial, valor médio de transações etc.) para criar um perfil de cliente típico.

Compreender esses fatores ajudará você a concentrar seus esforços de marketing. Por exemplo, se você tiver um consultório de odontologia pediátrica, pode distribuir kits de escovas de dentes para escolas e creches no bairro onde clientes em potencial moram.

  1. Trabalhe em parceria com uma empresa não concorrente. Procure outras empresas com o mesmo perfil de clientes e um banco de dados de marketing ativo. “Isso indica que eles estão investindo ativamente no crescimento de sua empresa e serão mais receptivos para sua ideia de parceria”, afirma Lori Feldman, presidente da The Database Diva.

Digamos que você possua uma padaria e decida trabalhar em parceria com um corretor imobiliário. “Você pode enviar um bolinho gratuito para cada um dos clientes do corretor que estão fazendo aniversário”, diz Feldman. O corretor, por sua vez, pode encomendar bandejas de doces da sua padaria em open houses e distribuir seus cartões ou panfletos. Com esse tipo de co-marketing, você ganha exposição para clientes em potencial sem gastar muito com publicidade.

  1. Expanda seu conteúdo especializado. Revise as informações que você oferece aos clientes no site da sua empresa e pense como você poderia oferecer material ainda mais interessante a compradores em potencial. Você pode optar por incluir um formulário que os visitantes preenchem para receber uma consulta gratuita, uma newsletter ou um whitepaper por e-mail. Depois que um dos clientes de Feldman, uma empresa especializada em cercados de concreto pré-moldados e sistemas modulares, adicionou um formulário oferecendo duas amostras de cor gratuita, seus clientes em potencial aumentaram pelo menos 600%, ela observa.

Ao adicionar conteúdo, concentre-se em informações de resolução de problemas que mostram sua capacidade de se aprofundar em um tópico mais do que ninguém. Dessa forma, diz Feldman, quando os leitores estiverem prontos para comprar, “você será o único na lista”.

Gostou desse artigo? Assine nossa newsletter e receba mais conteúdo sobre finanças para pequenas empresas. 

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro dos assuntos de interesse dos empreendedores.


Artigos Relacionados