4 motivos para ter atenção ao Fluxo de Caixa

por Equipe QuickBooks

2 minutos de leitura

Além de estar totalmente relacionado ao funcionamento diário da empresa, o fluxo de caixa é um importante indicador para verificar os inputs e outputs financeiros, ou seja, a entrada e saída de dinheiro. Também é uma peça-chave para identificar problemas na gestão fiscal. Ainda assim, existem gestores que subestimam sua importância e, com isso, prejudicam o controle financeiro da companhia.

Neste post, separamos 4 motivos para ter atenção ao fluxo de caixa e evitar que as contas da empresa fujam do controle financeiro. Confira:

Controle financeiro

O fluxo de caixa é um instrumento que permite acompanhar todas as movimentações de valores dentro da empresa. Absolutamente qualquer quantia de dinheiro que entra ou sai deve ser registrada nele. Portanto, não existe nada melhor que um fluxo de caixa correto para saber exatamente aonde o dinheiro está indo, quais atividades geram mais vendas, se a empresa está operando no lucro ou prejuízo, e assim por diante.

LEIA TAMBÉM: 5 armadilhas do fluxo de caixa

Tomada de decisões

Ao fazer o controle financeiro dos valores que entram e saem da empresa, você consegue identificar onde o dinheiro está sendo investido. Além disso, também descobre quais atividades estão gerando maior entrada de capital, seja por meio da venda direta de produtos ou serviços, de parcerias ou de promoções especiais.

Dessa forma, fica bem mais fácil tomar decisões estratégicas. Você pode começar a investir em áreas da empresa que estão “esquecidas” ou então cortar gastos indevidos, redirecionando as verbas sempre que necessário.

Planejamento financeiro futuro

Com o fluxo de caixa atualizado em mãos, também é possível fazer projeções de entrada e saída de dinheiro para o futuro. Por exemplo: a empresa pode levantar todos os pagamentos que ainda vai receber por meio de compras parceladas, cartão de crédito, financiamentos, etc. A partir daí, pode agendar as melhores datas para pagamentos de fornecedores e outras contas. Assim, mais informações sobre o negócio estarão disponíveis para aperfeiçoar os processos e a venda de mercadorias

LEIA TAMBÉM: Um guia rápido para melhorar o fluxo de caixa de sua empresa

Correção de falhas

Nenhuma empresa é perfeita em todos os aspectos, portanto é natural que existam falhas e pontos que necessitam de melhorias. A questão é: como identificar esses erros no fluxo de caixa e evitar que os problemas fujam do controle? Nesse quesito, o fluxo de caixa é um dos melhores amigos do gestor. Ao identificar uma queda brusca nas vendas, por exemplo, você tem uma pista de que algo está errado com a equipe. Nem sempre é fácil encontrar os pontos de falha, mas o fluxo de caixa é um elemento importante para ajudar nessa busca.

Não é por acaso que cada vez mais empresas estão adotando um fluxo de caixa realizado em tempo real, com o auxílio da tecnologia. Essa é uma importante ferramenta para o empresário e pode fazer toda a diferença no controle financeiro da empresa, seja para o curto, médio ou longo prazo.

Gostou do artigo? Siga-nos no Facebook ou Twitter e veja mais conteúdo sobre finanças para pequenas empresas.

Artigos Relacionados

Fluxo de caixa: passo a passo para ser mais eficiente

O fluxo de caixa corresponde, basicamente, aos recursos financeiros que entram e…

Leia Mais

Qual o papel do fluxo de caixa no planejamento financeiro?

Gerir as questões financeiras com excelência é algo fundamental para que um…

Leia Mais

Fluxo de caixa: veja como preparar um demonstrativo

É possível comparar o fluxo de caixa da sua empresa ao movimento…

Leia Mais