Fluxo de caixa: o que é e como começar a fazer?

por Equipe QuickBooks

2 minutos de leitura

Controlar quanto dinheiro entra e quanto sai do caixa de pequenas empresas é um procedimento superimportante para garantir a saúde e o futuro do seu negócio.

O que é?

Vamos a um exercício prático. Primeiro, pense em um negócio, seja o seu ou uma iniciativa imaginária. Agora, considere todas as entradas e saídas de dinheiro que acontecem nele durante um certo período de tempo – considere todos os movimentos de caixa como vendas, despesas, contas e pagamento de fornecedores, entre outros.

Leia também: Guia rápido – como melhorar o fluxo de caixa

Em seguida, coloque tudo em uma planilha ou sistema de fluxo de caixa online, como o QuickBooks ZeroPaper, que é simples e seguro. Com isso, você consegue analisar e ter uma visão completa sobre sua movimentação financeira, quanto foi gasto, ganho e quais despesas tiveram mais impacto sobre o seu caixa. É assim que começam as tomadas de decisões para os próximos passos de seu planejamento financeiro. Isso é o fluxo de caixa.

Leia também: 5 dicas para controlar melhor seu fluxo de caixa!

Como fazer fluxo de caixa

É a partir desse controle de fluxo de caixa que você consegue descobrir, inclusive, se o seu negócio está passando por um momento de aperto ou de folga financeira. Dessa forma, pode também decidir sobre o que vai fazer com o que está faltando ou sobrando, como liquidações e até mesmo a busca por dinheiro extra para corrigir pequenos furos.

Leia também: para ver também 5 erros no fluxo de caixa que você deve evitar!

Quando usar

Com um fluxo de caixa diário, você ganha conhecimento sobre todo o dinheiro que entra e que sai do seu negócio, mantendo o controle de contas a pagar em dia, além de poder verificar de forma mais rápida os recebimentos e também o que não foi recebido, podendo, assim, pensar em caminhos para fazer a cobrança dos devedores. Conte com o fluxo de caixa como um precioso instrumento de gestão.

Descomplique as finanças com a ajuda do gerenciador de fluxo de caixa online

Para tornar o registro de entradas e saídas de modo mais prático e rápido você pode contar com a ajuda de programas de fluxo de caixa online, que podem facilitar muito essa organização. E alguns são gratuitos, como o QuickBooks ZeroPaper. Cadastre-se e começar a usar!

Artigos Relacionados