Veja como o fluxo de caixa ajuda na tomada de decisão

por Equipe QuickBooks

3 minutos de leitura

Em um cenário de extrema competitividade, a área financeira há tempos deixou de ocupar posição meramente operacional, de registros estáticos e simples anotações de créditos e débitos, para se transformar em um poderoso centro estratégico, responsável direto pelo alcance da visão institucional da companhia. Assim, não se trata mais de se preocupar apenas com a produtividade, mas de conciliá-la com redução máxima de custos e manutenção de verbas para investimentos.

Mas mesmo com toda essa importância, muitas empresas ainda relegam o controle financeiro a 2º plano, especialmente o fluxo de caixa. Para que sua empresa não incorra nos mesmos erros de tantas outras, que baixam as portas em menos de 5 anos, descubra a seguir como o fluxo de caixa é imprescindível na gestão de seu negócio e como ele pode te ajudar na tomada de decisões.

LEIA TAMBÉM: 5 erros no fluxo de caixa que você deve evitar

O que é o fluxo de caixa

O fluxo de caixa é o mais simples instrumento de programação financeira que uma organização pode ter; esse detalhe explica porque ele ainda é tão utilizado em empresas de todos os portes para controle contábil e financeiro. Esse “pulmão financeiro” da empresa permite visualizar com clareza as receitas e despesas da organização, identificando, com rapidez, eventuais “sobras” ou falta de recursos. Ele é, dessa forma, uma das principais matérias-primas para o desenvolvimento do planejamento estratégico, uma bússola criada com vistas a antecipar demandas, minimizar os riscos do negócio e oferecer respostas rápidas às crises e mudanças de direcionamentos de mercado.

Como o fluxo de caixa pode ser usado na prática

Esse instrumento de controle financeiro, ao lado de demonstrativos de resultados, oferece à empresa a possibilidade de decidir, com maior precisão:

– A melhor data para efetivar pagamentos;
– O momento mais adequado para reposição de estoques;
– A necessidade de obtenção de linhas crédito junto a instituições bancárias;
– Oportunidades para compra de ativos permanentes;
– A hora certa para implementação de estratégias de redução de custos / downsizing;
– A necessidade de organizar, junto aos setores de Marketing e Vendas, a elaboração de promoções, no intuito de aumentar o ticket médio e prospectar novos clientes.

Adote ferramentas automatizadas de gestão financeira

Gerenciamento de notas fiscais eletrônicas, arquivamento de Danfes, anotação de diversas datas de pagamentos, notas promissórias, gestão do capital de giro… o controle financeiro de uma empresa é muito mais fácil de ser implementado por meio de ferramentas automatizadas, que garantem maior eficiência na gestão, maior velocidade na realização de procedimentos, segurança nas transações, além de liberar contadores, analistas financeiros e gestores para se dedicarem a outras funções estratégicas.

Anotar dados em planilhas pode resultar em alterações por engano, arquivos corrompidos ou acessos indevidos. Registros em livros, então… dispensável lembrar da infinidade de possibilidade de perda de dados registrados de forma manual, certo?

Um programa financeiro como o QuickBooks ZeroPaper vem com fluxo de caixa eletrônico completo e gratuito para seu negócio. Todos os dados são criptografados (criptografia SSL, a mesma usada pelos grandes bancos mundiais), com possibilidade de realização de backups e integração com o sistema de gestão empresarial (ERP) de sua companhia.

Um software referência nacional como esse ainda permite a criação e impressão de relatórios e gráficos financeiros diversos, emissão de boletos e notas fiscais, entre outros recursos. Controlar um fluxo de caixa é simples, basta utilizar as ferramentas corretas!

Conclusão

A tomada de decisões estratégicas no mundo dos negócios passa pelo conhecimento e controle minucioso do fluxo de caixa. Um poderoso indicador como esse não pode ser administrado manualmente ou por meio de planilhas em Excel. Vale a pena pensar em profissionalizar sua administração orçamentária por meio de um software de alto desempenho, afinal, não se navega em alto-mar sem uma bússola confiável, concorda?

 

Artigos Relacionados