Veja 5 dicas para controlar melhor seu fluxo de caixa

por Equipe QuickBooks

3 minutos de leitura

Artigo escrito por Taisa Sganzerla

O fluxo de caixa é o pulmão de qualquer empresa. Sem o devido zelo pelo dinheiro que entra e sai, seu negócio pode debilitar-se e fracassar. Siga nossas cinco estratégias para manter uma gestão bem-sucedida do seu fluxo de caixa.

1 – Crie uma projeção de fluxo de caixa

Todo empreendedor deve fazer uma projeção de fluxo de caixa compreendendo um período de um a dois anos. Isso permite que você preveja necessidades futuras, certifique-se que terá condições de pagar seus fornecedores e empregados, e esteja preparado para quaisquer imprevistos. Evite cair na armadilha de ser muito otimista quanto às previsões de vendas e muito conservador quanto às despesas. Lembre-se que vendas podem demorar a engrenar no início de uma startup.

2 – Seja rápido ao faturar seus clientes

Emita as faturas assim que um projeto for entregue ou uma venda for efetivada, e seja claro com seus clientes quanto às formas e condições de pagamento. Sim, no dia-a-dia atarefado de qualquer empreendedor, é difícil encontrar tempo para preparar e emitir cobranças. Mas o cliente vai dar mais importância à fatura se ele acabou de ver os resultados do seu trabalho. Estabeleça uma rotina de cobrança e recebimento, incluindo uma programação de lembretes para clientes com pagamentos pendentes.

3 – Cuidado com as vendas parceladas

No Brasil, onde vender em parcelas é tão comum, muitos empreendedores cometem um erro clássico: registram no fluxo de caixa o total da venda no momento em que ela é realizada, em vez de lançar cada parcela a cada mês. Isso pode criar discrepâncias no seu caixa, tornando difícil avaliar a real saúde financeira do seu negócio. Para evitar esse problema, apenas lance no sistema pagamentos já realizados, e não vendas. Se você vendeu a prazo, lance cada parcela no mês em que ela for quitada.

4 – Negocie prazos de pagamentos

Não tenha receio em negociar condições de pagamento com seus fornecedores. Isso ajuda a retardar a saída de caixa e pode ser favorável para a saúde financeira da sua empresa. Ainda que muitos fornecedores exijam receber em 20 ou 30 dias, alguns estarão dispostos a negociar um prazo maior, especialmente se você já for um cliente regular e confiável. Em caso de aperto, identifique todas as contas com condições mais flexíveis, como seguros ou contas de água e luz. Se você conversar diretamente com as concessionárias, elas podem te oferecer uma extensão do prazo para quitar a dívida. Se um pagamento só vence em 25 dias, faça uso do prazo inteiro caso seja necessário, em vez de pagar em 10.

5 – Faça uso da tecnologia

Faça uso de aplicativos de contabilidade como o QuickBooks ZeroPaper, que armazena tudo na nuvem, permite acompanhar o seu fluxo de caixa e dá uma ideia clara da situação financeira do seu negócio. Dê fim ao papel, caneta e planilha: com esse software de baixo custo você vai estar sempre atualizado quanto às suas receitas e despesas. Com ele você também pode preparar e enviar faturas − e programar lembretes de pagamento automáticos. De bônus, dá para acessar o ZeroPaper do celular ou tablet.

Com essas cinco estratégias, você estará no caminho certo para garantir o sucesso financeiro do seu negócio.

O QuickBooks ZeroPaper é um aplicativo fácil de usar, que possibilita criar e gerenciar seu fluxo de caixa com apenas alguns cliques. Saiba mais em www.quickbooks.com.br/zeropaper/.

Artigos Relacionados