Dicas para melhorar o fluxo de caixa

por Equipe QuickBooks

2 minutos de leitura

O que um negócio com dinheiro em caixa para enfrentar situações de emergência tem em comum com um empreendimento que tem verba para poder fazer novos investimentos? Um fluxo de caixa positivo. Isso significa que os gastos estão sob controle e que existe dinheiro entrando.

Quer garantir ao seu negócio os benefícios de uma gestão financeira eficiente? Veja como fazer fluxo de caixa de forma eficiente:

Fique de olho nas movimentações de dinheiro

Para ter controle de caixa, entradas e saídas, uma boa dica é ter o hábito de registrar diariamente as movimentações financeiras do seu negócio. Essa é uma forma de descobrir onde você gastou mais durante o mês, quanto foi recebido, quais foram as despesas, e assim planejar os próximos passos, conforme seu orçamento. Acrescente também os gastos e investimentos aos registros.

Leia também: O que é fluxo de caixa e como fazer

Incentive seus clientes a fazerem pagamentos mais rápido

Já pensou em oferecer desconto para o cliente que fizer o pagamento antecipado ou à vista? Isso ajuda tanto o seu fluxo de caixa como os novos passos para o seu negócio.

Não confunda venda com dinheiro recebido

Um erro muito comum durante o acompanhamento do fluxo de caixa é registrar os produtos ou serviços vendidos como venda, contando com o valor deles no registro do caixa. Para acertar, só registre as vendas feitas à vista ou pagas com dinheiro em espécie. E lembre-se da regra: só registre o que entra e o que sai de dinheiro, efetivamente.

Leia também: 4 motivos para ter atenção ao fluxo de caixa!

Faça um bom controle de estoque

Verifique quanto de dinheiro você tem em depósito, levando em conta também quantos produtos precisa comprar e quando. Às vezes, reduzir o estoque pode ajudar a diminuir despesas e a aumentar os lucros.

Planeje, sem medo

Cuidar do movimento de caixa do seu negócio também é uma boa oportunidade para fazer planejamento no curto e longo prazos. Para começar, compare se os rumos do seu caixa estão batendo com o que foi planejado. Dessa forma, você consegue evitar imprevistos no próximo período.

Leia também: Descubra o papel do fluxo de caixa no planejamento financeiro

Compare os resultados do fluxo de caixa

Ao analisar o que foi gasto e o que foi recebido durante o mês, cruze essas informações com registros de meses anteriores. Com o controle do fluxo de caixa, você tem em mãos uma poderosa ferramenta comparativa. Outra boa dica é comparar os números do fluxo de caixa com outros controles financeiros, para que possam ser melhorados.

Conte com a ajuda de um programa de fluxo de caixa online

Ao invés de perder tempo organizando e calculando os seus registros em longas planilhas, você pode contar com a ajuda de programas de fluxo de caixa online como o QuickBooks ZeroPaper. Com eles, suas despesas e receitas ficam sob controle, a contabilidade fica em dia e você ainda aumenta as chances de sucesso do seu negócio.

Artigos Relacionados

Qual o papel do fluxo de caixa no planejamento financeiro?

Gerir as questões financeiras com excelência é algo fundamental para que um…

Leia Mais

Veja 5 dicas para controlar melhor seu fluxo de caixa

Artigo escrito por Taisa Sganzerla O fluxo de caixa é o pulmão…

Leia Mais

Planilha grátis de fluxo de caixa

O demonstrativo de fluxo de caixa, juntamente com o balanço patrimonial e…

Leia Mais