Dicas que podem melhorar seu fluxo de caixa

por Equipe QuickBooks

3 minutos de leitura

É necessário um fluxo de caixa constante na empresa para gerenciar suas operações sem sobressaltos.

Muito já foi escrito sobre como melhorar seu fluxo de caixa, mas um ponto continua o mesmo: quanto mais rápido você coletar suas contas a receber, melhor será a situação do seu fluxo de caixa. Porém, muitos empresários não levam em conta o custo envolvido em lidar com recebíveis em atraso e como, ao reduzi-lo, o dinheiro começa a circular mais livremente. Confira como diminuir o prazo médio de recebimento de vendas (PMRV) pode melhorar seu fluxo de caixa e a solidez financeira global da sua empresa.

O que é prazo médio de recebimento de vendas?

PMRV é a média de quantos dias leva para você receber o dinheiro após fazer uma venda a crédito. Quando o número é baixo, significa que você está fazendo um bom trabalho. Mas se o número for alto, significa que você precisa intensificar seus esforços de cobrança. Use esta fórmula para calcular o PMRV:

Contas a receber/vendas a crédito líquidas x 365

Por exemplo, se você tiver R$ 10.000 em contas a receber e obteve R$ 70.000 em vendas a crédito líquidas (vendas que não são pagas imediatamente), levará em média 52 dias para receber de seus clientes. Se tiver uma política de prazo de 30 dias, o cálculo mostra que você precisa tomar medidas para melhorar essa média.

O que um PMRV maior significa para seu fluxo de caixa

A retenção do dinheiro devido à sua empresa nas contas bancárias dos clientes em vez de na sua afeta negativamente suas finanças de várias maneiras. A mais óbvia é uma perda de receita. Quando contas em atraso passam de 120 dias, torna-se menos provável que serão pagas, e esse valor também ficará de fora da sua receita antes dos impostos. Além da receita, você pode perder uma oportunidade de expandir e aprimorar sua empresa porque não tem dinheiro para investir.

Além disso, se você não tiver acesso ao dinheiro para pagar os custos mensais operacionais ou expandir seus negócios, talvez seja necessário recorrer a financiamentos externos para cobrir essa lacuna no caixa. Os pagamentos de juros crescem rapidamente, aumentando os encargos financeiros para um negócio que já está em dificuldade.

Você também terá custos administrativos relacionados à cobrança da dívida e, se for obrigado a recorrer a uma agência de cobrança, terá que pagar a ela uma porcentagem do saldo se o serviço for bem-sucedido.

Por fim, é necessário considerar o custo do tempo. Você pode calcular isso vendo quanto dinheiro teria que investir hoje, à taxa de juros atual, para receber um valor igual ao que cobrará do cliente no futuro.

Como diminuir seu PMRV

Agora que você já sabe como reduzir o tempo para coletar as contas a receber pode contribuir para a solidez financeira da sua empresa, é hora de colocar um plano em ação. Confira algumas dicas para estimular seus clientes a pagar com mais antecedência:

  • Não deixe suas faturas acumularem: em vez disso, fature os clientes sempre que um produto ou serviço for entregue.
  • Configure um modelo de fatura que inclua informações importantes, como prazos e opções de pagamento e a data de vencimento.
  • Automatize seu sistema financeiro para que você seja alertado imediatamente quando há faturas em atraso.
  • Ligue para os clientes e solicite que eles realizem o pagamento assim que uma fatura estiver em atraso.
  • Revise seus livros contábeis e ajuste os prazos para clientes que pagam em atraso com frequência. Por exemplo, você pode começar a exigir pagamento integral desses clientes quando entrega produtos ou serviços.
  • Aumente suas exigências de crédito para novos clientes.
  • Solicite depósitos antecipados e pagamentos por marcos atingidos durante a execução do trabalho em vez de esperar para cobrar o saldo total somente ao fim dele.
  • Ofereça aos clientes mais opções de pagamento, incluindo as por meios eletrônicos.

Você trabalha duro para ter seu dinheiro e não faz sentido sofrer financeiramente porque os clientes não pagam as contas no prazo. Ao fazer tudo o que é possível para diminuir o PMRV, você colherá os frutos no seu fluxo de caixa.

Artigos Relacionados