Contas a pagar e receber: 6 dicas para ter mais controle financeiro

por Equipe QuickBooks

2 minutos de leitura

Fazer o controle financeiro de um negócio também passa pela organização das contas a pagar e receber. Muitos empreendedores têm o dinheiro necessário para quitar suas dívidas, mas basta qualquer descuido que, se não forem bem controladas e pagas em dia, podem virar uma bola de neve, resultando em problemas financeiros.

Para controlar suas contas a pagar e contas a receber com eficiência, veja nossas dicas.

1. Entenda seu fluxo de caixa
Ter conhecimento sobre o dinheiro que entra e que sai do seu negócio é fundamental para o controle financeiro. Então, a dica é controlar todas as movimentações financeiras com detalhes como: do que se trata, data e valor pago ou recebido.

2. Monte um fluxo de contas a pagar
Dentro dos próximos meses, registre quais são as contas a pagar, com os valores totais, número de parcelas, datas de vencimento e dados de seus destinatários. Uma forma de estar prevenido de inadimplência.

3. Saiba quanto vai receber nos próximos meses
Com uma planilha de contas a receber em mãos, registre as quantias que serão recebidas em breve, o que ajuda a entender o orçamento disponível e também na tomada de decisões futuras. Para incentivar que seus clientes façam pagamento antecipado, ofereça pequenos descontos ou brindes.

4. Conte com a ajuda de soluções modernas e que permitem o controle de suas contas online

Os sistemas de gerenciador financeiro online ajudam a controlar as finanças com segurança e sem o risco de perder as informações caso estivessem em uma planilha convencional. Os sistemas de fluxo de caixa online, facilitam muito o controle financeiro do seu negócio. Com eles você ganha praticidade, segurança e evita erros. Um exemplo desse tipo de gerenciador financeiro é o QuickBooks ZeroPaper, que é fácil e grátis.

5. Faça as cobranças de inadimplentes, sem medo
Pense em uma estratégia adequada para abordar o cliente que, por algum motivo, não pagou você em dia. Uma boa dica, nesse caso, é a renegociação de dívida onde vocês podem combinar que parte do valor seja abatido ou que a dívida total seja paga em mais parcelas.

6. Não misture gastos pessoais com o seu negócio
Misturar as contas bancárias para pagar uma dívida aqui e outra ali? Evite. Esse tipo de atitude pode trazer sérios prejuízos para o seu caixa, podendo se tornar uma prática frequente quando você menos perceber.

Leia também: Finanças pessoais x finanças empresariais: porque você não deve misturá-las

Uma dica para gerenciar suas contas bancárias sem gastar nada e ficar mais perto do sucesso financeiro de sua empresa é contar com as vantagens do QuickBooks ZeroPaper.

Artigos Relacionados