10 dicas para cortar gastos na sua empresa

por Equipe QuickBooks

3 minutos de leitura

Em tempos de crescente competitividade, incertezas econômicas e inflação no valor de produtos e serviços, nada mais adequado do que buscar uma redução de gastos em sua empresa.

Reduzir contas é uma forma de manter seus níveis de lucratividade, até em períodos de menor venda. Como colocar isso em prática? Nós preparamos uma lista com 10 dicas para cortar gastos na sua empresa. Confira!

Tenha um controle de estoque eficiente

O fluxo de mercadorias no estoque de uma empresa movimenta muito dinheiro, por isso um controle de estoque eficaz é essencial para seu bom funcionamento. Empresas que planejam mal a reposição de estoque acabam tendo que fazer compras de emergência, a preços mais caros e em menor quantidade. Planeje seu estoque de modo a comprar grandes quantidades e com maior antecedência. Assim, você economiza e evita que faltem produtos essenciais aos negócios!

LEIA TAMBÉM: 4 bons motivos para criar um fundo de reserva

Negocie pacotes de telefonia e Internet para sua empresa

As companhias de telefonia e internet têm o maior interesse em fazer negócios com empresas, independentemente de seu porte. Isso, porque é um serviço essencial, que movimenta muito dinheiro. Assim, é possível economizar por meio de uma pesquisa de mercado e a tentativa de que uma companhia cubra a oferta da outra.

Digitalize documentos e procedimentos administrativos

Reduza o gasto com papel (e tempo) em sua empresa por meio de processos administrativos digitalizados. Isso também serve para economizar espaço e assegurar maior segurança para seus documentos. Use serviços de armazenamento na nuvem, como Google Drive e Dropbox.

Troque as lâmpadas de sua empresa

Para reduzir os gastos da sua empresa, as pequenas ações contam muito. Por isso, dê preferência a lâmpadas fluorescentes e de LED em sua empresa. Elas podem até representar um gasto maior inicialmente, mas o investimento vale a pena, já que elas duram mais e são mais econômicas.

Utilize um sistema de controle financeiro

Contrate um sistema de controle financeiro como o QuickBooks ZeroPaper para facilitar a organização orçamentária de sua empresa. Além de produzir relatórios gerenciais com apenas um clique, softwares como esse agendam o pagamento de contas, emitem boletos bancários e permitem o acesso de suas contas a partir de dispositivos móveis (celulares, tablets e notebooks).

Não deixe aparelhos eletrônicos em stand by

Vai fechar a empresa durante à noite? Oriente funcionários a desligar todos os aparelhos da tomada, evitando assim o uso da função de stand by, que consome muita energia elétrica.

Incentive a redução do uso de copos descartáveis na empresa

Sabe os copos descartáveis do bebedouro e do cafezinho? Que tal se eles fossem substituídos por canecas e copos personalizados? Ofereça um a cada novo funcionário da empresa, incentivando sua reutilização no cotidiano da empresa.

Adiante pagamentos para receber descontos

Muitos prestadores de serviços e fornecedores oferecem descontos significativos para compras à vista, ou com pagamento antecipado. Se suas contas estão em dia, por que não aproveitar esse benefício?

Terceirize atividades menos essenciais

Atividades não essenciais ao negócio principal da empresa podem ser terceirizadas para reduzir custos no final do mês. Serviços de limpeza, manutenção, comunicação e contratação de pessoal são apenas alguns exemplos de atividades que normalmente podem ser terceirizadas.

Dê preferência à publicidade digital, em vez de impressa

Para cortar gastos na empresa, é bastante comum que a publicidade seja hoje transferida para a internet, seja por meio de redes sociais (veja como usar o Face para divulgar sua empresa), sites corporativos, newsletters, anúncios em sites, entre outros. Além de serem mais econômicos do que anúncios impressos, é possível direcionar melhor sua publicidade ao público-alvo desejado, bem como obter melhores resultados com a conversão em vendas. Veja algumas dicas de marketing digital para profissionais liberais.

Artigos Relacionados

Controle de despesas: 5 dicas para reduzir os gastos da sua empresa

Além de oferecer um bom produto para o público certo, reduzir gastos…

Leia Mais

Veja 6 dicas para cortar custos sem demitir

Renda em queda, inflação subindo, taxa de juros nas alturas: a situação…

Leia Mais

Contabilidade tributária ajuda a pagar menos impostos

Quer como cidadãos ou como empresários, certamente em mais de uma ocasião,…

Leia Mais