Controle financeiro empresarial: tire suas dúvidas

por Equipe QuickBooks

2 minutos de leitura

O controle financeiro empresarial é um desafio que muitas vezes foge ao alcance dos empresários de primeira viagem, seja por falta de conhecimento sobre fluxo de caixa e controle de gastos, indisciplina, falta de dinheiro ou mesmo por medo de falhar.

E o resultado disso podem ser prejuízos, como os gastos extras, excessivos e, até mesmo, o fechamento da empresa. Para evitar dores de cabeça e preocupação, confira uma lista com seis perguntas e respostas sobre esse tipo de gestão financeira.

#1 O que é controle financeiro empresarial?

Como o próprio nome diz, o controle financeiro empresarial é uma atividade que monitora e faz o controle de caixa da empresa, as movimentações de dinheiro, as vendas, as contas a pagar e a receber, as despesas e o registro de estoque.

#2 Quais são os benefícios do controle financeiro empresarial?
Assim como uma ida ao médico, quando você passa por um check-up para saber como está a sua saúde e, consequentemente, toma medicação e alguns cuidados para se recuperar, o mesmo acontece com o controle financeiro empresarial.

A partir do momento que você sabe quanto recebe, quanto gasta e quanto pode investir, também conhece a saúde financeira do seu negócio. Sabe onde pode reduzir custos e toma decisões com maior tranquilidade.

#3 Qual é o primeiro passo para começar um controle financeiro empresarial?

Com um bom planejamento financeiro. Assim, você controla seus gastos e também as contas da sua empresa como despesas fixas, variáveis, entradas e saídas de dinheiro do seu caixa. Para começar o seu, faça um orçamento anual, prevendo quanto deve gastar e receber a partir do histórico que você já tem. Considere também as incertezas do mercado, afinal, é preciso estar preparado para surpresas.

Veja como montar o seu planejamento financeiro

#4 Qual é a importância do fluxo de caixa no controle financeiro de um negócio?

Já pensou em ser dono de um negócio em que você não sabe quanto de dinheiro entra e quanto sai, em receita e despesa? Com um cenário desse, provavelmente, a qualquer momento pode acontecer um furo de caixa, não é mesmo?

E é aí que está a importância do fluxo de caixa: com ele, você sabe quanto de dinheiro entra, quanto sai e, claro, se precisa poupar dinheiro ou se tem folga financeira. Ou seja, tem total controle financeiro do seu negócio.

Leia também: O que é fluxo de caixa e como começar a fazer?

#5 Como uma ferramenta online pode trazer vantagens para o controle financeiro empresarial?

Com o uso de ferramentas de controle financeiro você pode facilitar a gestão de despesas e receitas através da internet, quando e onde estiver. Além disso, diminui o tempo gasto com o preenchimento de planilhas e ajuda você a entender melhor os seus gastos e ganhos.

Um exemplo disso é o QuickBooks ZeroPaper. Grátis e seguro, ele facilita o controle e a organização das finanças, oferece fluxo de caixa online e a emissão de relatórios financeiros. E para facilitar ainda mais, funciona tanto no computador como em celulares e tablets em versão de aplicativo.

Veja bons motivos para fazer um controle financeiro online

#6 Como o controle financeiro empresarial pode ajudar na tomada de decisão?
A partir dos números identificados no controle financeiro, que podem servir como base para tomadas de decisão importantes. É assim que você pode ganhar tempo e se organizar melhor para fazer novos investimentos e negociações.

Artigos Relacionados

4 dicas de controle financeiro para autônomos

Manter um controle financeiro é essencial não somente para a rotina de…

Leia Mais

Como otimizar a gestão financeira em pequenas empresas?

Para uma empresa se tornar um sucesso em seu segmento, é necessário…

Leia Mais

Contas a pagar e receber: 6 dicas para ter mais controle financeiro

Fazer o controle financeiro de um negócio também passa pela organização das…

Leia Mais