Saiba como fazer o controle financeiro da sua empresa

por Equipe QuickBooks

2 minutos de leitura

Toda empresa séria precisa ter um rígido controle financeiro, afinal ninguém entra no mundo dos negócios se não puder obter lucro. E isso nem sempre é uma tarefa fácil. Porém, todo gestor e empresário inteligente segue na busca constante por uma maior precisão e o lado bom é que com algumas atitudes isso é bem fácil de se alcançar.

Quer descobrir como traçar um plano de negócios de sucesso para o seu negócio? Listamos abaixo algumas dicas para manter o seu controle financeiro empresarial.

Tenha um plano de negócios

Não importa o tamanho da empresa, ter um planejamento financeiro estratégico é fundamental. Ele que vai conduzir o negócio para o caminho certo, mostrar se a atuação está dentro do esperado e proporcionar realinhamento de condutas, caso ocorram problemas pelo caminho. Planejamento deve ser uma palavra de ordem: você precisa disso para organizar as contas e detalhar cada ação que envolva dinheiro (venda, compra, folha de pagamento, investimentos, marketing, despesas diversas, tributos, entre outros). Pensar em conduzir um empreendimento sem isso é como fazer um voo cego: as chances de algo dar errado serão infinitamente maiores.

Leia também: 3 segredos do controle financeiro empresarial

Controle o fluxo de caixa

Ter precisão em suas entradas e saídas é fundamental para o controle financeiro empresarial. É imprescindível colocar os valores exatos e não dar brechas para qualquer erro. Acrescente itens extras que estavam fora dos planos e regule minuciosamente cada alteração fora do planejamento. Você pode optar por fazer isso diariamente, semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente, de acordo com seu fluxo de negócios e o ramo em que atua, mas é essencial encontrar um modelo ideal e saber ao certo como seu dinheiro está sendo usado.

Acerte na precificação

Definir o valor de um produto ou serviço não é tarefa fácil. Você precisa fazer um estudo de viabilidade para chegar ao preço ideal, pois vai acabar se dando mal se apostar na intuição ou em opiniões não fundamentadas. Leve sempre em conta condições de pagamento, seu volume de negócios, a aceitação do produto no mercado, a realidade do seu cliente alvo, margens de lucro, concorrência e tudo mais que julgar relevante. Fique atento: você pode acabar levando prejuízo sem perceber que essa é a razão.

Use um software de gestão financeira

Contar com a tecnologia é um fator essencial para quem quer ter sucesso nos dias de hoje. Por isso, ter um programa de gestão financeira como o QuickBooks ZeroPaper pode ser a melhor aquisição que sua empresa pode fazer. Essa é uma forma de concentrar em um só local todas as suas informações financeiras e deixar de depender de centenas de planilhas e montes de papel. Além disso, é uma forma segura e eficiente de ter seus dados atualizados em tempo real e com a possibilidade de serem visualizados de onde você quiser, bastando ter um dispositivo com conexão à internet.

Leia também: Como otimizar a gestão financeira em pequenas empresas

Seguindo essas dicas seu controle financeiro empresarial será muito melhor e você poderá minimizar bastante seus prejuízos e problemas. O bom gestor ou empresário precisa dedicar atenção a essa área para obter o sucesso que tanto almeja. Invista nesse campo: o retorno é garantido!

Como está o controle financeiro de sua empresa? Você já utiliza algum dos métodos citados? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Artigos Relacionados

4 dicas de controle financeiro para autônomos

Manter um controle financeiro é essencial não somente para a rotina de…

Leia Mais

[INFOGRÁFICO] Controle financeiro empresarial: 5 erros que você deve evitar

Como fugir dos principais erros de controle financeiro empresarial Você sabia que…

Leia Mais

4 erros de gestão financeira que podem acabar com sua empresa

Uma das maiores dificuldades dos empresários é controlar os aspectos financeiros do…

Leia Mais