Controle de despesas: saiba quais os principais gastos e como gerenciá-los

por Equipe QuickBooks

2 minutos de leitura

Manter o controle de despesas do negócio em ordem nem sempre é fácil. Além da quantidade de contas a pagar que o empreendedor tem para manter o negócio com as finanças em dia, elas costumam ser de várias naturezas e vencem em dias diferentes.

Então, para ajudar a fazer a gestão financeira do seu negócio, preparamos uma lista com os cinco principais gastos de uma empresa e uma dica legal para gerenciá-los de forma simples e eficiente. Acompanhe!

Gasto 1: aluguel

Aqui, temos uma das principais despesas que todo empreendedor tem pela frente: o aluguel da loja. Os pontos comerciais de bairros centrais costumam ser mais caros do que os de bairros mistos (aqueles que misturam residência e comércio).

Por isso, a dica é fazer uma boa pesquisa para entender qual a região que mais pode trazer clientes para o seu negócio e se nesse mesmo local o valor do aluguel será coberto pelo faturamento.

Afinal, não vale a pena escolher um ponto comercial no bairro mais nobre da cidade se o dinheiro que você recebe não é suficiente para pagar o aluguel, concorda?

Leia também: 6 dicas simples para aumentar o faturamento da sua empresa

Gasto 2: equipamentos

Além de tudo que você vai precisar para produzir o seu serviço ou, ainda, o próprio produto, contabilize o custo de equipamentos básicos, como: computador, prateleiras, máquina de cartão e outros materiais de escritório que acabam sendo necessários no dia a dia. Busque a melhor relação entre custo e benefício.

Gasto 3: pessoal

Uma das partes mais caras – e indispensáveis – do orçamento é o gasto com a equipe de trabalho. Por isso a importância de buscar por profissionais qualificados.

A boa notícia é que o mercado está repleto de pessoas muito dedicadas e que fazem a diferença nas empresas. Então, mais do que uma simples despesa, isso é um investimento que pode trazer ótimos resultados.

Leia também: Saiba como motivar sua equipe em 8 passos

Gasto 4: serviços e produtos

Luz, internet, telefone, água e produtos de limpeza são serviços e produtos que custam dinheiro e não devem ficar fora do seu orçamento. E aqui vale a mesma dica do Gasto 2: pesquisar preços antes para evitar gastos excessivos depois.

Gasto 5: tributos

Lembre-se de que tudo que você vende vai gerar um imposto, e esse valor não pode faltar no seu controle financeiro para que, no fim do mês, seu caixa não tenha rombos. Uma boa dica é procurar o regime tributário que tem a ver com o tamanho da sua empresa e seu tipo de negócio.

Como manter o controle das despesas?

Administrar as contas a pagar não precisa ser uma tarefa tão difícil. Com um bom gerenciador financeiro, elas ficam no lugar e você pronto para tomar as melhores decisões.

Uma solução interessante é aproveitar a ferramenta gratuita QuickBooks ZeroPaper, que conta com fluxo de caixa online e alerta de contas por e-mail. Uma solução supersegura e fácil de usar. Com ela você tem total controle das despesas do seu negócio, monitora as receitas, sabe quanto vai pagar de imposto e ainda evita multa por atraso.

Artigos Relacionados