6 dicas para manter as contas a receber sob controle

por Equipe QuickBooks

3 minutos de leitura

Sabe quando um empreendedor fica tão atento à quantidade de contas a pagar que acaba se esquecendo de monitorar as contas a receber? Se isso é o que está acontecendo com você, então, fique atento! Pode ser um sinal amarelo para a saúde financeira do seu negócio.

Afinal, perder o controle sobre o que os clientes devem, mesmo que por um breve período de tempo, pode ser bastante perigoso para o controle financeiro da sua empresa.

Ou seja, ter uma boa noção de quando o dinheiro vai entrar no caixa e saber quais clientes fazem seus pagamentos na data de pagamento é fundamental para garantir uma gestão empresarial bem-sucedida no dia a dia, já que, assim, você pode tomar importantes decisões como, por exemplo, definir em quais clientes investir ou conceder crédito.

Confira 6 dicas práticas para você manter a sua gestão financeira em ordem com o controle das contas a receber.

1 – Anote todos os detalhes com organização 

Anotar quanto e de quem a empresa deve receber pode parecer uma dica básica, mas o grande segredo dessa etapa é como você agrupa essas informações. Para manter os dados de contas a receber organizados de um jeito realmente útil, é preciso organizar os valores por período, de forma clara e precisa. Assim, você já sabe quando o pagamento vai entrar no caixa e tem tempo para se planejar.

Veja como organizar o seu plano de contas. 

2 – Cobre sem medo

Cobranças fazem parte da rotina da prestação de serviços e vendas de produtos, concorda? Então, se você fez sua parte na transação e conseguiu prestar o serviço ou vendeu um produto é o seu direito receber por isso.

Apesar de existirem clientes que ficam insatisfeitos ao receberem cobranças, é importante lembrar que também existem aqueles que esquecem datas de pagamento. Por isso, uma boa dica é enviar uma mensagem de texto (SMS) ou e-mail quando a data chegar.

Se não houver pagamento, faça a cobrança sem medo. Caso ele se mostre insatisfeito, considere cortar relações para que isso não venha a se repetir.

3 – Evite cobrar os seus clientes em cima da hora 

Quando o cliente recebe a cobrança em cima da data do vencimento, as chances de atraso no pagamento só aumentam. Isso porque, ele pode simplesmente ter esquecido desse compromisso e ter ficado sem dinheiro para quitar a dívida. Então, o quanto antes você mandar a conta dentro do mês vigente, antes o consumidor começa a se organizar para fazer o pagamento.

4 – Crie benefícios para quem paga antes 

Outra dica legal é dar vantagens a quem costuma pagar a conta antes da data do vencimento – e a principal delas é o desconto. A possibilidade de gastar um pouco menos atrai os clientes e, com isso, também as contas a receber antes do prazo, concorda?

Leia também: 4 dicas para organizar as contas a pagar da empresa

5 – Monitore os atrasos e os clientes que costumam a fazer pagamentos em dia

Para evitar dor de cabeça e focar nos bons negócios, é fundamental manter um histórico de quem costuma atrasar e de quem paga as contas sempre em dia. Isso porque, oferecer crédito é uma maneira eficiente de garantir a venda.

E para ir além da venda e buscar o sucesso da sua empresa, também é importante explorar oportunidades com os clientes certos, ou seja, aqueles que estão comprometidos com o pagamento no prazo.

6 – Utilize ferramentas que auxiliem no controle financeiro

Outra dica valiosa é usar soluções que ajudam a manter todas essas informações de receitas e pagamentos sempre bem acessíveis e organizadas. E aqui temos uma sugestão especial para você experimentar: a ferramenta gratuita de fluxo de caixa do QuickBooks ZeroPaper. Com ela você sabe quanto o seu negócio está faturando de forma segura, fácil e eficiente. Confira!

Artigos Relacionados

4 erros de gestão financeira que podem acabar com sua empresa

Uma das maiores dificuldades dos empresários é controlar os aspectos financeiros do…

Leia Mais

4 dicas para controlar as contas a pagar da sua empresa

Você sabia que uma boa gestão das contas a pagar de sua…

Leia Mais

Contas a pagar e receber: 6 dicas para ter mais controle financeiro

Fazer o controle financeiro de um negócio também passa pela organização das…

Leia Mais