Guia rápido: como melhorar o fluxo de caixa

por Equipe QuickBooks

2 minutos de leitura

Você até pode prever que terá lucros significativos nos próximos seis meses, no entanto, se não tiver caixa suficiente para cobrir as despesas da empresa durante este tempo, o seu negócio não sobreviverá tempo suficiente para ter o retorno do investimento. Por isso, é fundamental que os empreendedores desenvolvam estratégias para melhorar e manter um bom fluxo de caixa. Confira algumas dicas:

Acelere o recebimento de pagamentos

Qualquer passo que você dê para diminuir o tempo de recebimento dos pagamentos da sua empresa melhorará o fluxo de caixa. Por exemplo, você pode enviar a nota assim que realizar a entrega de um produto ou serviço.

Outra boa ideia para melhorar o fluxo de caixa do seu negócio pode ser mudar o seu prazo de recebimento de pagamento de 60 dias para 30 dias. Ofereça um pequeno desconto para clientes que pagarem sua fatura com antecedência e cobre uma multa daqueles que atrasarem o pagamento.

Monitore os pagamentos a receber semanalmente ou até mesmo duas vezes na semana e se possível, cobre quem atrasou o pagamento.

Aposte no cartão de crédito corporativo

Para ter um maior controle sobre o fluxo de caixa da sua empresa considere a possibilidade de usar o cartão de crédito corporativo para pagar fornecedores e realizar compras. Pesquise o melhor período para compra oferecido pela operadora e aproveite esta vantagem para comprar o que precisa e pagar apenas daqui a dois meses.

Converse com o gerente da sua conta corporativa para encontrar a melhor opção para as necessidades da sua empresa.

Encoraje o uso de cartões de crédito ou de débito

Dependendo da natureza do seu negócio, você pode considerar aceitar pagamentos com cartões de crédito e de débito. O método permite que você receba o pagamento por suas vendas e serviços sem ter a necessidade de lidar com cheques e fazer depósitos, ou seja, é mais fácil gerenciar o fluxo de caixa.

Independentemente de atender clientes atrás do balcão ou por meio de uma loja virtual, apostar no pagamento por débito ou crédito facilita o controle financeiro .

Analise seu fluxo de caixa

Muitos negócios passam por períodos de alta e de baixa. Empresas que atuam com varejo de moda, por exemplo, costumam ter seu melhor mês em dezembro, por conta do Natal, enquanto fornecedores de uniforme e material escolar tem sua alta no período de início das aulas.

Fazer uma análise do fluxo de caixa pode ajudar a identificar os ciclos do seu negócio. Assim, você pode criar produtos ou serviços para os períodos que o seu negócio está em baixa, o que é fundamental para manter um fluxo de caixa mais regular.

Gostou desse artigo? Assine nossa newsletter e receba mais conteúdo sobre finanças para pequenas empresas. 

Curta também nossa página no Facebook e fique por dentro dos assuntos de interesse dos empreendedores.

Artigos Relacionados

4 motivos para ter atenção ao Fluxo de Caixa

Além de estar totalmente relacionado ao funcionamento diário da empresa, o fluxo…

Leia Mais

Qual o papel do fluxo de caixa no planejamento financeiro?

Gerir as questões financeiras com excelência é algo fundamental para que um…

Leia Mais

Dicas para melhorar o fluxo de caixa

O que um negócio com dinheiro em caixa para enfrentar situações de…

Leia Mais