Como fazer um controle de contas a pagar de modo mais eficiente

por Equipe QuickBooks

2 minutos de leitura

Para garantir a saúde do seu negócio, é fundamental ter uma boa gestão financeira – e isso não é segredo para ninguém, não é mesmo? No entanto, muitos empreendedores acabam se perdendo no controle de gastos simplesmente porque não conhecem uma forma eficiente de administrar as contas a pagar. Se você é um deles, confira abaixo algumas dicas práticas para ajudar você a controlar as contas de um jeito mais eficaz!

Crie sua conta no QuickBooks ZeroPaper para fazer o controle financeiro do seu negócio!

1 – Anote tudo no mesmo lugar

Considerar a pilha de boletos como o controle de despesas é o primeiro passo para se perder na administração das contas a pagar. Cada cobrança deve estar listada em um mesmo lugar para facilitar a gestão do dinheiro e a tomada de decisão.

2 – Planeje as despesas

Prepare uma lista com as contas fixas e com a estimativa daquelas despesas variáveis que virão no próximo mês. A previsão de contas a pagar ajuda a manter o controle de caixa e evita surpresas que, muitas vezes, saem ainda mais caras.

Leia também 5 dicas para reduzir os gastos da sua empresa com o controle de despesas

3 – Faça pequenos alertas sobre o vencimento

Se no começo do mês você não tem o valor necessário para pagar de uma vez as despesas que ainda vão vencer, e, por conta disso, precisa aproveitar os dias que faltam até o vencimento, faça lembretes para não deixar essa data passar. Assim, você evita gastos adicionais com multas e juros.

4 – Lembre-se das parcelas

Não deixe de anotar a quantidade de parcelas em que a conta foi dividida, quantas foram pagas e quantas ainda restam.  Assim, você tem a noção exata em qual mês haverá mais folga no orçamento e não corre o risco de pagar excessos por cobranças indevidas.

5 – Não se esqueça dos impostos

Sempre mantenha essa informação em dia, pois algumas contas serão acrescidas de tributos. Mais uma vez, evitar surpresas caras é o objetivo por aqui.

Leia também Guia sobre impostos para pequenas empresas

6 – Utilize ferramentas próprias para cuidar das contas

Para manter esse ritmo eficiente, é bem importante usar uma solução de controle financeiro adequada para o trabalho. Uma dica interessante é o controle de fluxo de caixa do QuickBooks ZeroPaper.

Nele, você tem todas as informações de contas a pagar no mesmo ambiente, mantendo as despesas sob controle e sem perder de vista a data de vencimento ou a gestão de parcelas e impostos. Além disso, a ferramenta é prática, gratuita e segura.

Artigos Relacionados

4 dicas de controle financeiro para autônomos

Manter um controle financeiro é essencial não somente para a rotina de…

Leia Mais

Como escolher um sistema de controle financeiro online

Sabia que a falta de controle financeiro é uma das principais causas…

Leia Mais

4 dicas para controlar as contas a pagar da sua empresa

Você sabia que uma boa gestão das contas a pagar de sua…

Leia Mais