Balanço patrimonial: por que fazer?

por Equipe QuickBooks

1 minutos de leitura

Entre as ferramentas para avaliar a situação econômica de uma empresa em um certo período de tempo, o balanço patrimonial destaca-se como uma das mais importantes. Afinal, é a principal demonstração financeira para que os administradores, auditores, investidores e o próprio governo saibam como anda a saúde do empreendimento.

Leia também: Você sabe o que é balanço patrimonial?

Conheça 7 benefícios do balanço patrimonial para os negócios!

#1 Apresenta a situação econômica e financeira da empresa: aproxima os gestores das informações contábeis do negócio. No balanço patrimonial, todo o patrimônio é apresentado de forma resumida e de fácil compreensão.

#2 Apoia o crescimento da empresa: o documento apresenta informações interessantes para o crescimento, manutenção e tomadas de decisão a pequeno, médio e longo prazo.

Leia também: Como projetar o balanço patrimonial para o próximo ano

#3 Permite a identificação de problemas, correção e prevenção: com o andamento dos negócios em mãos, é possível corrigir e se antecipar a possíveis problemas. Além disso, com o balanço patrimonial também é possível conhecer os riscos para acertar nos investimentos.

#4 Cumpre as exigências legais: afinal, registros contábeis são obrigatórios para todas as empresas, de acordo com as normas do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e do Código Civil em seu artigo 1.179.

#5 Ajuda a entender os lucros: com o balanço patrimonial, dá para saber se os lucros do negócio estão fazendo o patrimônio aumentar ou não.

#6 Pode aumentar o interesse dos investidores: ao apresentar todas as informações úteis sobre a demonstração financeira do empreendimento, os investidores podem passar a investir ainda mais dinheiro na empresa em questão.

#7 Complementa o fluxo de caixa: com as informações disponíveis no balanço patrimonial, como as obrigações e valores a pagar e a receber em 30 dias, seu fluxo de caixa fica ainda mais completo.

Falando em fluxo de caixa, aproveite para conhecer o QuickBooks ZeroPaper: um sistema de fluxo de caixa online e gratuito que facilita o gerenciador financeiro do seu negócio!

Artigos Relacionados