Vale a pena investir em franquias?

por Equipe QuickBooks

3 minutos de leitura

Uma das primeiras decisões que se deve tomar ao empreender é em que tipo de modelo de negócios você vai embarcar: um modelo próprio ou em franquias. O primeiro é aquele que o próprio empreendedor cria para seu negócio, fazendo tudo a partir de sua experiência e ideia — ou seja, trata-se de começar um empreendimento novo.

Já a franquia é quando se opera um negócio sob a licença de uma marca para utilizá-lo, de acordo com parâmetros estabelecidos pelo franqueador. Exemplos famosos são McDonald’s, Boticário, Hearing Store, Wizard Idiomas, Subway, BR mania, para citar alguns.

Para ajudar na decisão se vale a pena investir em franquias, elaboramos uma lista de prós e contras. Confira no post!

Leia também:Começar um negócio próprio ou abrir uma franquia?

Prós

Existe uma série de fatores que levam um empreendedor a investir em franquias. Listamos abaixo os principais deles, que podem pesar bastante na decisão:

  • Suporte do franqueador na gestão

Ao se optar por uma franquia, o franqueado já recebe do franqueador todo o suporte para a estrutura de gestão, o funcionamento do negócio, indicadores e métricas da área de atuação e apoio institucional. Ou seja, há uma maior rede de segurança para o investimento.

  • Marca reconhecida do público

Franquias são marcas que, de alguma forma, já se tornaram famosas e têm reconhecimento do público. Mesmo franquias menores têm renome e maiores chances de serem bem-sucedidas.

  • Facilidade de acesso à informações e plano de negócio

O franqueador disponibiliza ao franqueado o plano de negócios que deve ser seguido, assim como informações relevantes sobre o funcionamento do mercado. Além de isso facilitar o empreendimento, também é uma excelente ferramenta de aprendizado ao franqueado, que tem acesso a um plano sólido e aprende como funcionam métricas

  • Baixo investimento em publicidade

Como as franquias já têm reconhecimento, os investimentos em publicidade e marketing são menores, pois não há necessidade de consolidar o nome da marca com o público. Isso permite que os gastos com publicidade sejam mais focados na própria unidade, deixando a consolidação da marca com o franqueador.

  • Retorno financeiro mais rápido

Como a franquia já têm um público definido e visibilidade, o retorno financeiro do investimento tende a ser mais rápido do que no modelo de negócio próprio.

Leia também: Franquias de sucesso: escolha o setor certo para investir

Contras

No entanto, não existem apenas vantagens em ser um franqueado. Veja a seguir alguns contras para poder tomar uma decisão informada:

  • Criatividade e autonomia limitadas

Como a franquia já vem com o plano de negócios, estrutura de gestão e, inclusive, o rol de fornecedores — e todos devem ser seguidos pelo franqueado —, a zona de manobra fica limitada, tolhendo a autonomia e a criatividade do empreendedor.

  • Impossibilidade de escolher local de atuação

O franqueado pode sugerir a localidade em que deseja abrir a franquia, mas a palavra final é do franqueador. Cabe ao franqueado concordar ou repensar se deve realmente investir no negócio.

  • Pagamento de taxa de franquia e royalties

Existem taxas de franquia e royalties que devem ser pagos ao franqueador, mesmo se a franquia não estiver dando lucros. Esses custos devem ser levados em conta na hora de iniciar a operação.

  • Franqueador sugere preço de venda

Em algumas franquias — como o McDonald’s – o preço de comercialização é fixo; em outras ele é “fortemente sugerido”. De toda forma, é mais uma ingerência direta do franqueador no negócio, que pode limitar a margem de manobra do franqueado.

  • Requisitos para iniciar a operação

Existem exigências como comprovação do capital fixo e de giro para a abertura da operação, além de outras que o franqueador pode solicitar. Muitas vezes, essas exigências impedem pequenos empresários de investir em franquias, ou torna necessário empréstimos que podem não compensar em longo prazo.

A partir dessa lista de prós e contras, fica mais fácil ver se vale a pena investir em franquias.

Gostou deste artigo? Siga-nos no Facebook ou Twitter e veja mais conteúdo sobre finanças.

Artigos Relacionados

Franquias de sucesso: escolha o setor certo para investir

Abrir uma franquia de sucesso é um bom investimento. Ao mesmo tempo…

Leia Mais

Conheça três franquias para pequenos empreendedores

Muitas pessoas que têm o desejo de ter a sua própria empresa…

Leia Mais

Veja novas franquias que procuram parceiros para crescer

As franquias são uma opção muito procurada por quem tem algum capital…

Leia Mais