6 dicas para trabalho de meio período

por Equipe QuickBooks

4 minutos de leitura

Se tiver um negócio de meio expediente, você provavelmente enfrenta dificuldades com as quais empreendedores em tempo integral não precisam lidar. Afinal de contas, muitas pessoas que administram um negócio de meio período também têm um emprego em tempo integral ou outras obrigações que as impedem de dedicar 100% do tempo aos negócios. Se você está procurando maneiras de melhorar a eficiência do seu negócio, confira a seguir seis dicas.

  1. Use aplicativos de gerenciamento de tempo

Uma das maiores dificuldades que muitos proprietários de negócio enfrentam é encontrar tempo para concluir tudo o que precisa ser feito em menos horas por semana. Isso pode ser um problema em um negócio de meio período porque, se você não aproveitar ao máximo seu tempo, isso terá um impacto negativo na produtividade da empresa — e, por fim, na rentabilidade. Felizmente, há alguns aplicativos que podem ajudar você a gerenciar melhor seu tempo.

Basecamp: esse aplicativo de gerenciamento de projetos ajuda a agilizar comunicações com todas as pessoas com as quais você precisa manter contato em seus projetos. Com ele, é possível gerenciar vários projetos ao mesmo tempo, reunir as pessoas de que você precisa e realizar todas as comunicações em um único local, incluindo relatórios de progresso. Inscreva-se para desfrutar de uma avaliação gratuita de dois meses no site.

Sprinklr: Se você precisa planejar uma campanha de mídia social, analisar os comportamentos de clientes, organizar seus conteúdos on-line ou planejar e executar uma campanha on-line em tempo real, é possível fazer tudo isso com a ajuda do Sprinklr.

RescueTime: esse aplicativo monitora seu tempo on-line para que você possa descobrir onde está gastando e perdendo tempo. É possível exibir o tempo registrado em seu painel pessoal. Também será enviado por e-mail um relatório semanal mostrando como você gastou seu tempo na semana anterior. Use uma versão gratuita do aplicativo ou pague US$ 9 por mês pela versão premium.

  1. Explique suas restrições de tempo a amigos e familiares

Ao administrar um negócio à noite e nos fins de semana, você raramente tem tempo para ligações longas ou muitas atividades sociais durante suas horas de trabalho de meio expediente. Muitas pessoas que não têm empresas acreditam que os que têm seu próprio negócio podem seguir o cronograma que quiserem. Por isso, nem sempre eles respeitam seu horário. Explique às pessoas do seu círculo quais são suas restrições de tempo e peça o apoio delas.

  1. Considere ter um parceiro

Como o tempo é muito limitado em um empreendimento de meio período, alguns empresários começam seus negócios com um parceiro que possa dividir a carga de trabalho. Isso não somente libera mais tempo, pois há duas pessoas trabalhando nos projetos e nas tarefas, mas duplica as habilidades e talentos da empresa.

  1. Terceirize o máximo possível

Empresários de meio expediente têm tantas tarefas de marketing, atendimento ao cliente e organizacionais quanto empreendedores em tempo integral, mas apenas uma fração do tempo para realizá-las. Nesse contexto, é possível terceirizar parte do seu trabalho, como tarefas de administração, contabilidade, marketing e criação de conteúdo. Você pagará menos do que gastaria com um funcionário e você pode dimensionar sua força de trabalho de acordo com suas necessidades.

  1. Use previsões financeiras

Se pretende um dia ser um empreendedor em tempo integral, fique atento às finanças para saber o momento certo de dar esse passo. As previsões financeiras podem ajudar você a tomar essa decisão. Por isso, gere regularmente relatórios de previsões financeiras, como uma análise de ponto de equilíbrio, que informa quando seu negócio começará a cobrir os próprios custos, projeções de vendas para estimar o valor das vendas em um período predeterminado, entre outras projeções.

  1. Decida se deseja ou não dizer ao seu chefe

Não é ilegal começar um negócio e manter um emprego em tempo integral, a menos que você tenha contrato de trabalho que proíba isso ou um documento que impeça a concorrência com seu empregador. Por outro lado, seu empregador espera que você faça seu trabalho. Portanto, não permita que sua empresa interfira no seu desempenho. A decisão de contar ou não ao seu chefe sobre a empresa fica a seu critério e dependerá de sua situação específica. Você não tem obrigação de fazê-lo, a menos que você tenha assinado um dos documentos mencionados acima.

Administrar um negócio de meio período é uma tarefa difícil. Para ter sucesso, é necessário aproveitar toda oportunidade possível para fazer mais em menos tempo e monitorar o sucesso do negócio.

Gostou desse artigo? Assine nossa newsletter e receba mais conteúdo sobre finanças para pequenas empresas. 

Curta também nossa página no Facebook e fique por dentro dos assuntos de interesse dos empreendedores.

Artigos Relacionados