Sistema ERP: saiba o que é e para o que serve

por Equipe QuickBooks

3 minutos de leitura

Em tempos de crise, a procura por maneiras de sobreviver no mercado e garantir os lucros aumenta bastante. Nesse cenário desfavorável, ter uma gestão fiscal organizada do negócio, com mais produtividade e maior controle dos gastos, é sem dúvida o melhor caminho para conquistar esses objetivos — e é justamente isso que um sistema ERP pode fazer pelo seu negócio.

Para acabar com as suas dúvidas e deixar a gerenciamento financeiro da sua empresa ainda mais organizada, nós explicamos abaixo o que é um sistema ERP, para o que ele serve e como funciona esse tipo sistema de gestão. Confira!

O que é um ERP?

O Enterprise Resource Planning (ERP) quer dizer, em português, Planejamento de Recursos da Empresa. Esse tipo de sistema de gestão vai te ajudar a cuidar de todas as operações diárias do negócio, desde o fluxo de caixa até o balanço contábil, passando pela administração de pessoal e pelas contas a receber.

Leia também: Como o ERP pode ajudar a sua microempresa

Resumindo, ele permitirá que todo o trabalho administrativo e operacional dentro da empresa seja automatizado, garantindo maior objetividade e assertividade no seu dia a dia. Além disso, contar com a ajuda de um sistema ERP para gerir o negócio te permitirá ganhar uma série de benefícios. Dá só uma olhada:

Eficiência

Um sistema de gestão ERP tornará o gerenciamento do negócio mais eficiente, além de otimizar o planejamento das demandas. Com ele, a coleta de dados e análises serão simplificadas, facilitando a tomada de decisão.

Além disso, todas as informações estarão reunidas em um só sistema, o que reduz a manutenção de vários bancos de dados e de sistemas para comunicação distintos.

Redução de custos

Conseguir executar processos eficientes é a primeira etapa para reduzir desperdícios e aumentar a produtividade. Com o ERP, será possível administrar as contas a pagar, poupar gastos desnecessários e perdas nos processos produtivos e administrativos. O sistema ERP também possibilitará reduzir despesas de administração com negociações e vendas e controlar com precisão seu estoque, identificando facilmente perdas nesses processos.

Qualidade

Ganhar em qualidade significa garantir maior rentabilidade para o negócio. Com um sistema ERP é possível melhorar os níveis de qualidade não só do seu produto ou serviço, mas também das suas entregas.

O sistema de gestão torna mais fácil detectar possíveis erros nos processos, garantindo qualidade final. Essas melhorias costumam levar a uma maior satisfação dos clientes, o que tem como consequência o aumento das vendas e dos lucros da empresa.

Como o ERP funciona?

O ERP é dividido por módulos. Cada um deles vai contemplar uma área da empresa e, quando integrados, permitirão entender a operacionalidade do negócio, servindo de apoio à tomada de decisão de todos as áreas.

De modo geral, os programas de sistema ERP encontrados no mercado são compostos por uma estrutura básica que pode ser customizada de acordo com as particularidades de cada empresa. Para isso, todos os processos da sua operação devem ser mapeados de forma organizada, possibilitando uma visão micro e macro do negócio, que ajudará a deixar o ERP mais adequado à sua realidade quanto possível.

Quando deverá ser implantado um ERP?

A implantação de um sistema ERP exige que o gestor tenha conhecimento das atividades e leve em consideração o volume e a necessidade de informações: e preciso se perguntar, por exemplo, se a empresa está perdendo oportunidades pela demora na geração de informações.

Além disso, será que estão sendo desperdiçadas muitas horas de trabalho em correções de erros ou falhas? Quais são os custos e despesas envolvidos com a atividade principal da empresa? Como estão os recursos financeiros da empresa?

Esses e outros questionamentos mostram se está na hora de implementar um ERP em sua empresa, independentemente de seu tamanho ou da área de atuação.

Já conhece o QuickBooks ZeroPaper?

O QuickBooks ZeroPaper é um sistema na nuvem com vários recursos de um sistema ERP e pode ser usado para melhorar o controle financeiro do seu negócio.

Gostou deste artigo? Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail mais conteúdo sobre finanças para pequenas empresas.

Artigos Relacionados

Como o ERP pode ajudar a sua microempresa

Com o avanço da tecnologia nunca foi tão fácil integrar as operações…

Leia Mais

Controle financeiro: 3 segredos para sua empresa ser um sucesso

Definitivamente, o controle financeiro deve ser um dos principais focos de atenção…

Leia Mais

4 dicas de controle financeiro para autônomos

Manter um controle financeiro é essencial não somente para a rotina de…

Leia Mais