10 sinais de que você tem tudo para ser um grande empreendedor

por Equipe QuickBooks

4 minutos de leitura

Você está sempre cheio de ideias para novas empresas? A ideia de ser só mais um funcionário deixa você apreensivo? Abrir uma empresa e ser seu próprio chefe pode parecer um ótimo negócio, mas nem todo mundo nasceu para ser um empreendedor. Aspirantes a empresários precisam ter certas características e habilidades para ter sucesso em uma carreira conhecida pela incerteza.

Confira os 10 sinais de que você tem tudo para ser um grande empreendedor.

  1. Confiança

Não é nenhuma novidade que empreendedores são conhecidos pela sua confiança. Afinal, é preciso acreditar em você mesmo para apostar seu futuro financeiro em um empreendimento de risco. Os empresários mais bem-sucedidos são autoconfiantes a um ponto que beira à arrogância. Em longo prazo, essa confiança pode atrair investidores e clientes.

  1. Flexibilidade

Uma empresa não vai para a frente se não se adaptar às necessidades dos seus clientes. O mesmo se aplica aos empreendedores. Mantendo isso em mente, os melhores empreendedores são extremamente flexíveis. Não somente eles aproveitam as novas oportunidades que surgem, como também estão dispostos a mudar de planos se uma oportunidade mais lucrativa aparecer.

  1. Persuasão

Poucos empreendedores podem financiar seus negócios do próprio bolso. Por isso, novos empresários muitas vezes solicitam auxílio financeiro a investidores. Sabendo que não podem fazer nada sozinhos, os grandes empreendedores usam sua natureza persuasiva para convencer funcionários e clientes a se juntarem a ele.

  1. Mente voltada para trabalho em equipe

Um empreendedor pode até ter a ideia inicial para um negócio sozinho. Abrir uma empresa, no entanto, é um grande trabalho de equipe. Os empreendedores de maior sucesso não somente dominam a arte de trabalhar com outras pessoas: eles gostam disso. Se você tem grandes habilidades de comunicação e trabalha melhor sendo parte de uma equipe, você leva jeito para ser um grande empreendedor.

  1. Coragem

A ideia de investir suas próprias economias em um novo empreendimento não é para os fracos. Empreendedores precisam ter muita coragem para alcançar o sucesso, já que muitas pequenas empresas não passam dos cinco primeiros anos de vida. Os melhores empresários esquecem seus medos e apreensões e trabalham acreditando que seus esforços serão recompensados.

  1. Resiliência

Seja pedindo apoio a investidores ou a clientes que experimentem seus produtos, empreendedores ouvem a palavra “não” com frequência. Os empreendedores mais eficazes são tão resilientes que não levam para o lado pessoal quando um empreendimento não funciona como o planejado. Se você é o tipo de pessoa que sempre se levanta após um tombo, o empreendedorismo pode estar no seu horizonte.

  1. Uma certa dose de modéstia

Os melhores empreendedores não são somente inteligentes: eles também se cercam de pessoas inteligentes dispostas a questionarem seus pontos de vista e ideias. Ao mesmo tempo que é importante ouvir seus funcionários e consultores, bons empreendedores não se deixam levar para longe das ideias nas quais realmente acreditam. A modéstia pode ser uma virtude; mas, para os empreendedores, a convicção tem o mesmo valor.

  1. Impetuosidade

A impetuosidade pode ser uma característica indesejável em funcionários, mas geralmente é considerada positiva em empreendedores. Na verdade, muitos empreendedores afirmam ter sido demitidos dos seus empregos anteriores. Se a sua tendência a agir precipitadamente e não se submeter à autoridade levou à sua demissão em empregos anteriores, ser seu próprio chefe pode ser a melhor saída.

  1. Um espírito competitivo

Você já analisou um produto feito por outro fabricante e sentiu que teria feito melhor? Pesquisas mostram que os melhores empreendedores são altamente competitivos. Eles não se esforçam somente para ser melhores que outras empresas do setor: também querem melhorar seu próprio desempenho para avançar. Em longo prazo, uma natureza competitiva ajuda os empreendedores a buscarem continuamente a excelência.

  1. Persistência

É fato que poucas pequenas empresas têm lucro nos primeiros anos de funcionamento. Um empreendedor que quer atingir o sucesso não pode se deixar abalar por um fracasso inicial. Pelo contrário: muitos especialistas consideram o fracasso como uma orientação na estrada para o sucesso. Em vez de desistir de suas metas, os verdadeiros empreendedores continuam trabalhando e desenvolvendo métodos criativos para superar os obstáculos. Os empreendedores triunfam onde os outros fracassam porque são persistentes e nunca desistem dos seus sonhos.

Algumas das características acima podem não parecer positivas. Para os empreendedores, no entanto, o que geralmente é considerado um defeito é visto como uma qualidade. Se uma ou mais das características descritas acima fazem parte da sua realidade, você pode ter o espírito empreendedor necessário para o sucesso.

Gostou desse artigo? Assine nossa newsletter e receba mais conteúdo sobre finanças para pequenas empresas. 

Curta também nossa página no Facebook e fique por dentro dos assuntos de interesse dos empreendedores.


Artigos Relacionados