Planejamento estratégico para microempresas: por que você deve fazer?

por Equipe QuickBooks

1 minutos de leitura

Como estar preparado para enfrentar diferentes situações, alcançando bons resultados nos negócios?

Para responder a essa dúvida, comum entre muitos empreendedores, é importante conhecer a função do planejamento estratégico e também motivos que fazem dele uma peça fundamental para o sucesso de sua microempresa. Vem com a gente!

O que é planejamento estratégico?

Mais do que uma análise sobre onde você está, para onde quer ir e como chegar lá, o planejamento estratégico também leva em conta os pontos fortes, limitações, ameaças e oportunidades do ambiente interno e externo. E considerando tudo isso, também traça objetivos, estratégias e um programa de ação.

Leia também: 5 dicas fundamentais para se tornar um empreendedor de sucesso

Pode parecer difícil colocar em prática tudo isso, mas com ele as chances de algo dar errado nas microempresas se tornam muito baixas. Conheça os principais benefícios do planejamento estratégico:

1.  Os negócios não saem do trilho

Servindo como uma espécie de amparo para a gestão empresarial, o planejamento estratégico é uma ferramenta que ajuda os empreendedores a desenvolverem suas tarefas, com organização e disciplina, visando atingir objetivos e resultados.

2.  Melhora a comunicação interna

Com ele, toda a sua equipe é envolvida e passa a se sentir parte do negócio. Isso porque, todos passam a conhecer seus objetivos e estratégias. E as tomadas de decisão ganham mais agilidade e clareza.

3.  Traz mais proteção para o seu negócio

Ajudando sua microempresa a identificar ameaças e oportunidades, o planejamento estratégico também protege os negócios de mudanças do mercado.

4.  Aumenta sua vantagem competitiva

Ao entender todos os fatores e impactos do cenário interno e externo, sua microempresa sai na frente dos concorrentes e ganha vantagem competitiva.

5.  Incentiva o crescimento

Somando todos os benefícios que você já sabe até aqui, tem ainda o principal deles: com o planejamento estratégico sua microempresa sai da zona de conforto rumo ao crescimento. Afinal, todo o trabalho é planejado para um futuro de sucesso!

Artigos Relacionados