O que é preciso para se tornar seu próprio chefe?

por Equipe QuickBooks

3 minutos de leitura

Embora muitos sonhem em abrir uma empresa, nem todos têm o perfil necessário. Falamos com Melinda Emerson, conhecida como SmallBizLady e autora do livro “Become Your Own Boss in 12 Months”, sobre o que é necessário para abrir uma empresa.

  • Blog do QuickBooks: em seu livro, você pede aos leitores que determinem se eles realmente têm o perfil necessário para o empreendedorismo. Há pessoas que não são boas empreendedoras? Que atributos elas têm ou faltam a elas?

Melinda Emerson: nem todos têm o perfil necessário para serem empreendedores. Algumas pessoas precisam de mais estrutura e somente um trabalho no qual se concentrar. Pequenos empresários almejam e precisam de controle, liberdade ou de sentirem-se criativos. Eles percebem uma forma melhor de fazer as coisas e costumam não ficar satisfeitos com o status quo.

  • Se alguém não tiver 12 meses para abrir uma empresa, quais são suas três principais recomendações para acelerar o processo?

Concentre-se no que você sabe e no que pode vender. Invista seu dinheiro de marketing inicial em um grande site e blog. Concentre-se em apenas um site de mídia social para direcionar o tráfego para seu site.

  • E se aquilo que a pessoa deseja oferecer não for lucrativo? Em outras palavras, criar uma empresa motivado por sua paixão é sempre uma boa ideia?

Não, paixão é uma palavra usada em excesso no mundo dos negócios hoje em dia. Sua empresa precisa resolver um problema, e as pessoas precisam estar dispostas a pagar para você resolver esse problema. Em outras palavras, sua paixão deve ter um centro de resultados antes de ser transformada em uma empresa. Você pode fazer bolos ótimos, mas isso não significa que sabe como administrar uma confeitaria. Você precisa ter certeza de que poderá cobrar o suficiente para lucrar. Caso contrário, talvez seja apenas um trabalho extra para fazer nas férias e ganhar um dinheirinho extra.

  • Quais são as principais perguntas que as pessoas devem se fazer antes de abrir uma empresa? O que precisa ser resolvido antes de começar?

Eu tenho uma ideia de empresa sólida com um cliente que pagará? Você deve garantir que haja um mercado para sua empresa. Tenho energia e disciplina para abrir uma empresa? Nos primeiros anos de uma pequena empresa, os dias de trabalho podem ter de 12 a 14 horas por dia. Examine seus hábitos de trabalho. Seu primeiro escritório provavelmente será no quarto extra de sua casa. Você conseguirá trabalhar de casa? Sua nova empresa consumirá todo o seu tempo. Eu tenho outras prioridades concorrentes como crianças pequenas ou pais idosos? Eu tenho o suficiente na poupança para deixar meu emprego e abrir uma empresa? O dinheiro para abrir sua empresa virá de suas reservas pessoais.

  • Que tipo de erros você presenciou empreendedores cometendo logo que abrem uma empresa?

Existem cinco razões pelas quais as pequenas empresas fracassam:

  1. novos empreendedores não têm um plano realista de como é difícil administrar uma startup de pequena empresa.
  2. Eles não possuem uma rede pessoal sólida para obter indicações. Isso é essencial, pois as pessoas fazem negócios com quem conhecem, gostam e confiam.
  3. Eles não economizam dinheiro suficiente antes de abrir a empresa, o que causa problemas constantes de fluxo de caixa.
  4. Eles vão atrás de qualquer pessoa que consideram ter dinheiro, e não se concentram em um nicho alvo de clientes.
  5. Não conhecem suas finanças, usam um orçamento ou exercem disciplina fiscal.

Você destaca muito a importância de definir o nicho antecipadamente, mas o que acontece se os empreendedores não estão certos sobre seu nicho?

Se todo mundo puder usar seu produto ou serviço, ninguém o fará. Como o tempo e os recursos de uma startup são limitados, você precisa definir seu nicho de clientes. Você precisa usar bem seu orçamento de marketing escolhendo um cliente alvo que pode realmente atingir. Por exemplo, se você desejar abrir uma empresa de design gráfico, poderá especificar seus serviços deste modo: “Somos especializados no desenvolvimento de designs para materiais educacionais”.

Gostou desse artigo? Assine nossa newsletter e receba mais conteúdo sobre finanças para pequenas empresas. 

Curta também nossa página no Facebook e fique por dentro dos assuntos de interesse dos empreendedores.


Artigos Relacionados