O networking

por Equipe QuickBooks

2 minutos de leitura

Na década de 40, um livro trazia em seu capítulo oito o seguinte título: “o forte é mais forte sozinho”. Esse livro vendeu mais de dez milhões de cópias, era o grande best-seller de sua época, tido como leitura obrigatória em várias escolas.

O grande problema: esse livro chamava-se “Mein Kampf”, escrito (porcamente) por Adolf Hitler. Após 1945, nunca mais suas ideias foram propagadas. Não somente pelo simples absurdo de seu conteúdo, mas também porque todos os seus preceitos não condizem com os dias atuais. Ninguém hoje em dia é mais forte sozinho: todos, especialmente os empreendedores, precisam do famoso networking.

Vulgarmente conhecido como QI (quem indica), o networking é um poderoso aliado do empreendedor. Estrategicamente, a rede de contatos formada ao redor do pequeno empresário conecta-o às pessoas certas e torna-as mais aptas a ajudar nos momentos certos.

Todos fazemos networking a vida toda. Desde a escola, em que vivemos no círculo social da turma, relacionamo-nos com outros semelhantes, buscando interesses em comum e criando laços de amizade. O mesmo aplica-se a vizinhos, família e, posteriormente, colegas de faculdade, trabalho e outros círculos.

Manter as pessoas certas desses círculos sociais é deveras importante. Um estudo elaborado recentemente pela Right Management aponta que 70% das contratações foram feitas entre contatos próximos, resultados de bons networkings. Mais do que funcionários, um bom networking permite alcançar bons prestadores de serviço, fornecedores, investidores, atravessadores, e até mesmo bons sócios.

Especialistas apontam algumas dicas, como procurar ouvir bastante a contra-parte, ao invés de promover-se em excesso, e não buscar seus contatos apenas quando precisa de ajuda. Um bom networking deve ser feito naturalmente no dia-a-dia, e não apenas por demanda.

Além disso, regras básicas de convívio social e educação aplicam-se também ao networking, como ser solícito, ético, não falar mal dos outros, respeitar opiniões, dedicar um tempo necessário durante a conversa e saber expressar-se bem no mínimo de tempo possível, assegurando-se de que seu contato entendeu perfeitamente quem você é e como será a relação profissional dele com você. Manter perfis em redes sociais voltadas para networking, como o LinkedIn, ajuda você a manter-se a par de seus contatos importantes.

Um bom networking ajuda sua empresa a crescer e manter os contatos precisos para que ela possa progredir. O ZeroPaper ajuda você a ver onde sua empresa está crescendo, além de manter você em dia com todas as suas despesas e receitas. Em poucos passos, você torna inteligente a gestão financeira do seu negócio!

Artigos Relacionados