O alquimista e o empreendedor

por Equipe QuickBooks

3 minutos de leitura

Para começar bem o ano de 2013, falaremos um pouco de lições que podem ser tiradas diretamente do livro “O Alquimista”. Escrito por Paulo Coelho, com mais de 65 milhões de cópias vendidas em 71 línguas no mundo todo, ele conta uma história simples, mas repleta de pequenos aprendizados para a vida.

Sinopse rápida: Santiago é um pastor andaluz que sonha repetidamente com um tesouro perto das pirâmides do Egito. Ele resolve largar suas ovelhas em nome desse tesouro, embarcando numa viagem que mudará para sempre sua vida.

Várias passagens do livro induzem a uma reflexão profunda sobre como portar-se diante da vida, e podemos aplicar várias dessas reflexões à realidade das empresas e, principalmente, dos empreendedores. Aqui listaremos algumas (sem spoilers):

— Às vezes precisamos pagar para que alguém conte algo que já sabemos

Muitas vezes o empreendedor tem uma boa ideia, mas a falta de experiência necessita de algo que endosse essa ideia, ou que ela precise de algum detalhe ou revisão para dar certo. Consultar alguém com maior sapiência e/ou experiência ajuda a tornar a ideia mais convicta dentro do empresário: mesmo que essa consulta não diga nenhuma novidade, ela é importante para assegurar que a ideia está indo no caminho certo.

— Conhecer o público é importante para o sucesso

Em uma passagem do livro, Santiago oferece-se para limpar, em troca de um prato de comida, os vasos de um mercador de cristais, sabendo que os consumidores gostam de produtos limpos. Depois, ele identifica uma necessidade das pessoas que circulam por perto e implementa uma forma de resolver essa necessidade, trazendo ainda mais clientes. É importante conhecer as pessoas que, de alguma forma, têm contato com seu empreendimento, elas darão pistas de coisas que trarão sucesso.

— Falhar uma vez não é o fim da linha; atingir o sucesso antes da hora também não

Fracassos e sucessos fazem parte da vida do empreendedor, mas eles afetam muito mais quando não existe ambição de uma meta maior. Santiago é roubado e perde todo seu dinheiro em uma terra estrangeira, o que seria um grande motivo para desistir de tudo. Ele supera essa dificuldade e consegue dinheiro até para viver melhor em sua terra, mas sabe que, se não conseguir o tesouro, a vida dele ainda estará incompleta. O empresário deve ter a ambição de seguir até o fim de sua meta, sem ter medo de falhar e nem de acomodar-se no meio do caminho.

— Escute seu coração, mas não confie tanto nele

Do contrário, o empresário acabará frágil ao impulso de desistir quando algo dá errado. Confiar nos sentimentos (o chamado feeling) não é errado, mas é bom alicerçar-se na razão, nos números da performance da sua empresa. Coração e razão podem dar conselhos importantes para o crescimento da sua empresa.

— O mais importante: siga seu sonho

O ser humano não é completo sem conseguir realizar o sonho de sua vida. Segundo o livro, “quando você quer alguma coisa, todo o Universo conspira pra que você realize seu desejo”. Quando o empreendedor decide seguir seu sonho, existem dezenas de fatores que tornam mais fácil atingir o sucesso do empreendimento: cursos, consultoria, livros, informação abundante, feiras, networking, e principalmente, a sabedoria de ouvir bons conselhos e a convicção de que a ideia vai dar certo e será uma revolução em sua escala.

Que tal aplicar essas dicas em seu negócio? Para ajudar-lhe a tomar as decisões corretas e promover o crescimento da sua empresa, o ZeroPaper ajuda a tornar a gestão financeira da sua empresa mais simples e inteligente! Comece 2013 trazendo esse upgrade para sua empresa: faça sua conta grátis e comece agora!

Artigos Relacionados