6 razões para começar um negócio paralelo

por Equipe QuickBooks

3 minutos de leitura

Se você está adiando a abertura de seu próprio negócio porque não está pronto para abandonar seu emprego fixo, talvez existam mais opções do que imagina. Na verdade, 53% dos norte-americanos já pensaram em abrir um negócio, com expectativas de rendimento mínimo de US$ 50.000 por ano. Mas, além da renda extra, há outras ótimas razões para abrir uma empresa. Confira seis abaixo.

  • Você pode testar seu produto antes de tomar uma decisão

O que parece ser uma grande ideia para alguns empreendedores acaba caindo por terra quando lançada no mercado — e é por isso que muitas empresas novas fracassam. No entanto, se você tiver a oportunidade de iniciar o negócio investindo seu tempo livre sem abrir mão do emprego, você não apenas poderá avaliar a demanda do produto ou serviço como também poderá fazer ajustes e melhorias com base no feedback antes de apostar tudo no empreendimento.

  • Você não correrá tantos riscos

Todos já ouviram falar das sombrias taxas de fracasso das startups norte-americanas. Porém, se você começar o negócio mantendo a segurança do seu emprego fixo, não perderá tudo se algo der errado. Você ainda terá seu salário e perderá apenas o dinheiro investido para abrir a empresa.

  • Você pode usar seu salário para ajudar a financiar o negócio

A abertura de uma empresa exige investimentos. As pessoas que começam em tempo integral não apenas têm que financiar as despesas iniciais, mas também precisam de dinheiro para se sustentarem até que o negócio se torne rentável. Isso não ocorre em um negócio paralelo. Se você dispõe da renda de um emprego em período integral enquanto administra uma empresa paralelamente, seu salário pagará suas despesas pessoais e será possível usar qualquer excedente para financiar sua startup e as despesas operacionais.

  • Você pode desenvolver seu negócio sem pressa

Quando tudo está em jogo e não há outra fonte de renda, os empreendedores em tempo integral têm pressa para tornar o negócio rentável o mais rápido possível. Mas, em um negócio paralelo, essa urgência pode não existir. É possível se concentrar no desenvolvimento da empresa de maneira mais lenta, investindo mais tempo nos ajustes dos produtos e das operações conforme o negócio cresce. Dessa maneira, se você decidir dedicar todo o seu tempo à empresa, os percalços já terão sido resolvidos.

  • Você pode manter os benefícios do seu emprego

Pergunte a qualquer empreendedor do que mais eles sentem falta em relação a um emprego em tempo integral. Provavelmente, benefícios como plano de saúde serão a resposta. Ao começar um negócio paralelo, você não perde os benefícios associados ao seu emprego. Além disso, é possível trabalhar na empresa até que você ganhe dinheiro suficiente para pagar por essas vantagens por conta própria.

  • Você pode fazer o que gosta

Por fim, um dos maiores benefícios de abrir uma empresa paralelamente é a flexibilidade de decidir qual tipo de negócio começar. Como você não precisará contar exclusivamente com os lucros da empresa para se sustentar, será possível escolher uma área da qual você realmente gosta. Por exemplo, se você é um bom mecânico que adora restaurar carros clássicos, é possível fazer isso após seu horário normal de trabalho e nos fins de semana. Se gosta de criar coisas, você pode abrir uma loja de artesanato e usar seus talentos criativos.

Tenha em mente que começar um negócio paralelo exige tanta dedicação e trabalho quanto qualquer outro tipo de negócio se você quiser ter sucesso. No entanto, para quem não está pronto para se tornar um empreendedor em tempo integral, trata-se de uma opção excelente.

Gostou desse artigo? Assine nossa newsletter e receba mais conteúdo sobre finanças para pequenas empresas. 

Curta também nossa página no Facebook e fique por dentro dos assuntos de interesse dos empreendedores.


Artigos Relacionados