7 erros que devem ser evitados ao montar um negócio em casa

por Equipe QuickBooks

3 minutos de leitura

Administrar uma empresa em casa oferece muitas vantagens para os empreendedores, como uma agenda flexível, menos deslocamentos e a inexistência do jogo político empresarial, mas também apresenta seus próprios desafios específicos. De acordo com Helene K. Liatsos, Presidente da Home Office Management Experts, é possível destacar sete erros que empreendedores com negócios em casa cometem.

  1. Não redigir um plano de negócios

Toda startup precisa de um plano de negócios e, segundo Liatsos, empresas residenciais não são uma exceção. “Veja-o como um roteiro”, diz ela. “Ele indica onde você está, onde deseja chegar e como planeja chegar lá.” Ao redigir o plano, você começará a definir como dividir seu tempo entre sua vida profissional e pessoal, onde será seu escritório, quais equipamentos deve comprar e qual será o orçamento disponível para cobrir as despesas domésticas, além das despesas adicionais do negócio.

  1. Não entender a necessidade de capitalização

“Muitas pessoas começam um negócio de meio período e mantêm seus trabalhos em tempo integral, e não há problema nisso”, afirma Liatsos. Porém, não abra uma empresa acreditando que você será capaz de pagar suas contas com as vendas dos negócios porque isso pode demorar a acontecer. Em vez disso, crie um orçamento. Segundo ela, é necessário fazer uma pesquisa e organizar uma lista dos custos operacionais diários e da startup. Em seguida, analise o orçamento pessoal e da empresa e verifique se ambos são compatíveis. Ao fazer isso, você poderá planejar e economizar de maneira adequada para capitalizar o negócio antes de abri-lo.

  1. Não entender a disciplina e a estrutura necessárias ao trabalho em casa

Na opinião de Liatsos, ao trabalhar em casa, você não pode improvisar. Todos os dias, você deve ter um plano que defina o que deve ser feito. Além disso, é necessário prever nesse plano as inevitáveis distrações associadas ao trabalho residencial. Por exemplo, você precisa ter um plano para quando seus filhos precisarem ficar em casa por motivo de doença, o cachorro precisar passear, a despensa estiver vazia e as roupas estiverem acumulando no cesto. O principal é ter foco, afirma ela, e você precisa desenvolver essa habilidade todos os dias.

  1. Não manter um espaço separado para sua empresa

“Eu sei que, muitas vezes, o espaço é limitado, mas não é recomendável montar seu escritório na cozinha ou na sala, onde todos se reúnem”, pondera Liatsos. Segundo ela, você não deve escolher um local que exija montar o escritório de manhã e desmontá-lo na hora de jantar. Em vez disso, crie um ambiente profissional onde seja possível se concentrar nos negócios sem distrações e transtornos.

  1. Não ser organizado

Para ser eficaz na sua empresa, você precisa ser eficiente. Por exemplo, se você perde tempo procurando o arquivo de um cliente, não está ganhando dinheiro, somente desperdiçando tempo. Liatsos explica que é necessário dedicar algum tempo para organizar tudo e, então, ter disciplina para manter essa organização todos os dias. É um investimento que traz benefícios em termos de tempo, energia e dinheiro.

  1. Nunca sair do escritório

De acordo com Liatsos, se nunca sair de seu escritório, você pode se sentir solitário e desmotivado. Ela sugere que você se vista todas as manhãs como se fosse trabalhar fora de casa, pois isso ajudará a enfrentar a jornada, bem como as dificuldades inerentes a toda empresa. Também é necessário reservar algum tempo do seu dia para socialização. Por exemplo, você pode agendar uma reunião com um cliente ou participar de eventos de networking.

  1. Não equilibrar a vida pessoal e profissional

É fácil se tornar um workaholic quando se trabalha em casa. Por isso, é necessário aprender a equilibrar sua vida pessoal e profissional. Liatsos sugere que você converse com sua família sobre o que você faz todos os dias, pois isso fará com que eles se sintam parte da sua empresa. Você também precisa definir alguns parâmetros durante suas horas de trabalho e ser firme quando não puder ser interrompido. Porém, não sacrifique sua vida. Planeje momentos com a família e não deixe de cumprir seus compromissos.

Gostou desse artigo? Assine nossa newsletter e receba mais conteúdo sobre finanças para pequenas empresas. 

Curta também nossa página no Facebook e fique por dentro dos assuntos de interesse dos empreendedores.


Artigos Relacionados