MEI: principais desafios dos pequenos negócios

por Equipe QuickBooks

2 minutos de leitura

Os pequenos negócios necessitam de muita dedicação para crescer e nesta jornada encaram muitos desafios. A situação não é diferente para os Micro Empreendedores Individuais (MEI). Apesar de algumas facilidades em questões burocráticas, estes empreendedores enfrentam grandes desafios no dia a dia. Selecionamos os principais.

Controle financeiro

Muitos empreendedores colocam a organização das finanças em segundo plano, dando prioridade às vendas e a produção.

Em alguns casos, o empresário não tem um controle de caixa que permita saber os valores exatos dos pagamentos e recebimentos e assim não consegue projetar valores a gastar, planejar reduções e controlar suas despesas.

Para te ajudar, o ZeroPaper desenvolveu um sistema financeiro online mais simples que uma planilha. Em poucos passos, você terá um controle financeiro organizado das suas contas a pagar e a receber, e poderá extrair relatórios dos resultados do seu negócio. Cadastre-se agora, é grátis!

Leia também: 4 empresários de sucesso que começaram como MEI

Legalidade do mercado de trabalho

O primeiro grande desafio de um MEI é se adequar às legalidades referentes ao seu mercado de atuação. É indispensável estar alinhado às exigências da Prefeitura e demais regras direcionadas à sua área.

Por exemplo, se você deseja se estabelecer no ramo alimentício precisa de alvará do município para suas instalações, vigilância sanitária e, em alguns casos, até mesmo alvará do corpo de bombeiros. Isso vai depender do seu estabelecimento e o que nele será comercializado.

Crédito para o crescimento dos negócios

Apesar das facilidades hoje propiciadas, o acesso ao crédito ainda é um grande desafio para o MEI. Isso porque, apesar dos brasileiros serem a segunda população mais empreendedora do mundo, a falta de conhecimentos sobre legislação, fiscalização e contabilidade acaba por levá-los a não saber a quem recorrer, tampouco o que é necessário para adquirir este crédito.

Assim, é indispensável que você procure instituições que podem oferecer um financiamento para a sua empresa, como: investidores, entidades de fomentos locais, bancos.

Leia também: Guia completo de impostos para pequenas empresas

Atualização de mercado

Estar atualizado em relação ao mercado de atuação, bem como se munir de informações que propiciem o crescimento dos negócios é também um grande desafio.

Neste sentido, é importante que o MEI esteja atento e em busca de instituições que facilitem este aprendizado. Instituições como o Sebrae e o Senai, por exemplo, oferecem cursos práticos para nortear sobre estratégias de marketing, vendas e gestão.

E você, constatou algum desafio diferente em sua experiência como MEI? Compartilhe-os nos comentários abaixo

 

Artigos Relacionados

Quais os principais direitos e deveres de uma MEI?

Se você tem seu próprio negócio e trabalha sozinho, mas não sabe…

Leia Mais

MEI: o que preciso para ser um microempreendedor individual?

Em 2009, o governo brasileiro criou um projeto com o objetivo de…

Leia Mais

Confira o passo a passo para se tornar um MEI

O MEI – Micro Empreendedor Individual – é uma categoria indicada para…

Leia Mais