5 livros indicados por grandes empreendedores

por Equipe QuickBooks

3 minutos de leitura

Está à procura de livros que possam ajudá-lo a compreender melhor o mundo dos negócios? Veja 5 livros indicados por grandes empreendedores.

Muito se fala sobre o poder dos livros para desenvolver habilidades e adquirir maior conhecimento sobre algo, mas você já parou para pensar os motivos que fazem grandes líderes apostarem nesse hábito? Antes de qualquer coisa é importante lembrar que a leitura estimula nossa curiosidade e nos leva a investigações mais profundas acerca de temas relacionados a nossa área de trabalho.

O ex-presidente dos EUA, Barack Obama, enaltece o poder da leitura em sua vida e declarou diversas vezes que os livros foram, durante todo o seu mandato, fontes de ideias e inspiração, pois o ajudaram a apreciar as ambiguidades e complexidades da condição humana. Ou seja, ler o ajudou a entender melhor as situações ao seu redor e como deveria encará-las.

Para os empreendedores que buscam livros que possam ajudá-los a compreender melhor o mundo dos negócios, como se portar em situações específicas ou mesmo como se desenvolverem intelectualmente para alcançar melhores resultados, listamos abaixo alguns títulos indicados por personalidades de sucesso, como: Bill Gates, Mark Zuckerberg, Barack Obama e Peter Thiel. Veja nossa seleção e escolha por qual obra começar sua leitura!

Por que algumas pessoas fazem sucesso e outras não, indicado por Bill Gates

O livro da expert em motivação Carol Dweck mostra o que ela descobriu em mais de 20 anos de pesquisa, que inteligência mental e talentos não são pré-determinados. Ou seja, assim como os músculos do corpo, mente e habilidades podem ser desenvolvidas para que você atinja seu potencial.

‘Criatividade S.A.’, indicado por Mark Zuckerberg

O fundador do Facebook iniciou um clube do livro, em 2015, para recomendar e discutir títulos com o grupo da página ‘a year of books’. Neste tempo, Zuckerberg recomendou uma série de títulos, inclusive o livro escrito por um dos fundadores da Pixar, Ed Catmull, que conta a trajetória da criação dos estúdios e, claro, dá uma aula de empreendedorismo ao relatar como construiu uma cultura de criatividade dentro da sua empresa. Leitura obrigatória para quem busca inspiração para encarar os desafios do próprio negócio.

Rápido e Devagar, indicado por Barack Obama

Indicado pelo ex-presidente dos EUA, o livro escrito pelo psicólogo Daniel Kahneman destrincha as diversas formas de pensar e, a partir de teorias que lhe renderam um Nobel, separa o pensamento em duas formas: a intuitiva, que é rápida e emocional, e a deliberativa e lógica. Ideal para o empreendedor que precisa entender melhor o comportamento humano para melhorar a gestão das pessoas ao seu redor.

Coisas ocultas desde a fundação do mundo, indicado por Peter Thiel

Segundo o co-fundador do Pay-Pal, o livro do filósofo francês René Girard afetou sua visão sobre o mundo dos negócios, uma vez que chamou sua atenção para dois pontos muito interessantes: a obsessão quanto aos rivais, que fazem com que esqueçamos nossos objetivos; e a intensidade da competição que, muitas vezes, nada dizem sobre o real valor do que está sendo construído. Uma verdadeira lição que mostra o quão importante é manter o foco e se manter alerta para evitar que se imite o concorrente ao invés de perseguir seus próprios objetivos.

A universidade do Sucesso, indicado por Carlos Wizard

Para quem quer se transformar em um empreendedor de sucesso, o livro a Universidade do Sucesso, de Og Mandino, é referência indispensável. Segundo o fundador do Grupo Multi Holding, Carlos Wizard, a obra une tópicos essenciais de diversas áreas do cotidiano de um empreendedor e traz em seu conteúdo lições práticas de: como parar de adiar suas decisões, como criar reservas financeiras, como melhorar suas qualidades, assim como ensinar a nos autoquestionar sobre nossa coragem de correr riscos.

Artigos Relacionados