Veja 12 livros fundamentais para empreendedores

por Equipe QuickBooks

6 minutos de leitura

Pense rápido: quais são as principais palavras para resumir o que é preciso para empreender? Você provavelmente vai lembrar de algumas essenciais como “planejamento”, “disciplina”, “persistência” e “conhecimento”.

Porém, para ter sucesso nessa tarefa, há um elemento que não pode faltar: inspiração. Conhecer a trajetória de figuras notáveis, saber o que aconselham grandes empreendedores e conhecer melhor conceitos importantes são alguns dos ganhos ao devorar bons livros de empreendedorismo.

Quer uma ajudinha para se inspirar e empreender? Confira nossa lista com 5 livros essenciais para sua biblioteca!

LEIA TAMBÉM: Veja dicas para quem pretende abrir uma empresa

  • O Segredo de Luísa – Fernando Dolabela

O primeiro título da lista agrada quem acredita que é possível aprender muito de uma forma lúdica, a partir de uma boa história. O livro, de autoria de Fernando Dolabela, tem como ponto de partida o desejo de empreender de Luísa, uma jovem mineira empolgada com o projeto de abrir uma empresa para vender a goiabada feita por sua tia.

Não se engane: por trás da história, aparentemente ingênua, estão preciosos ensinamentos sobre como empreender investindo pouco, marketing, plano de negócios, finanças, administração e organização empresarial. O resultado? O leitor aprende ao mesmo tempo que Luísa, de forma interativa e gradual.

  • Sonho Grande: como Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira revolucionaram o capitalismo brasileiro e conquistaram o mundo – Cristiane Correa

O título do livro já dá pistas de o quanto sua leitura é essencial para quem tem o sonho de empreender. Escrito por Cristiane Correa, a obra traz com detalhes a trajetória dos 3 arrojados empresários que construíram, em pouco mais de 4 décadas, um verdadeiro império no Brasil.

Em um período de 5 anos, o trio comprou 3 marcas americanas de renome internacional: Budweiser, Burger King e Heinz. A fórmula do êxito por eles desenvolvida é ancorada na meritocracia, simplicidade e busca incansável por redução de custos. Ensinamentos valiosos!

LEIA TAMBÉM: Veja dicas para lidar com reclamações de clientes

  • A Hora da Verdade – Jan Carlzon

Lançado originalmente na década de 1980, esse livro ainda é atual, sendo um dos mais importantes títulos sobre negócios já publicados. O clássico da administração é famoso pela forma como inverte a pirâmide hierárquica das companhias.

Em outras palavras, o que o autor propõe é conferir mais poder aos funcionários que estão na linha de frente do atendimento em busca da satisfação plena dos clientes. O princípio é de que boas ideias podem surgir em qualquer nível ou função e, com o sucesso delas, toda a empresa se fortalece. Fundamental para olhar para o capital humano com outros olhos e melhorar o exercício da liderança.

  • Rework – Jason Freid e David Heinemeier Hansson

Os ousados autores Jason Freid e David Heinemeier Hansson propõem, nesse livro, que o leitor reflita e mude permanentemente a forma como trabalha. Prepare-se para ter algumas certezas abaladas. A dupla acredita, por exemplo, que planejamento é apenas especulação e que encará-lo assim é a melhor alternativa para ter sucesso.

As polêmicas chegam até a carga horária de trabalho, pois os escritores acreditam que descansar é essencial — atenção, workaholics! — e que ficar sem dormir é péssimo para os negócios. Leitura necessária para rever conceitos e ainda mais prazerosa se seu empreendimento for da área de tecnologia. “Começar pequeno” e com pouco investimento também é uma lição da obra.

LEIA TAMBÉM: Por que você deve investir em  uma marca para sua empresa

  • O Poder do Hábito – Charles Duhigg

Mais do que um livro sobre negócios, esse é um livro sobre a vida. Charles Duhigg aborda como descobrir o funcionamento dos hábitos pode significar grande aproveitamento no âmbito pessoal e profissional. Para ele, mudar e criar novos hábitos, compatíveis com suas metas e ambições, é a chave para que o cérebro entenda a importância daquela resolução e colabore com ela.

Afinal, encadeados de forma tão cíclica e forte, os hábitos tornam-se uma espécie de sequência automática que pode ser muito benéfica se for estratégica. Duhigg apoia sua teoria em um longo processo de pesquisa: leitura de inúmeros artigos acadêmicos, entrevistas com cientistas e executivos, além das histórias de pessoas e companhias que passaram por verdadeiras revoluções. Livro de cabeceira e ótima opção se você é um profissional autônomo.

  • Empreendedorismo — Transformando Ideias em Negócios

Você não precisa saber tudo sobre como abrir e montar uma empresa para se tornar empreendedor, mas deve ter uma ideia básica de como o processo funciona. Assim, nossa primeira recomendação é Empreendedorismo — Transformando Ideias em Negócios, em que José Dornelas te guiará desde a concepção da ideia até a montagem do plano de negócios. Depois da leitura, você se sentirá muito mais seguro para realizar esse sonho e terá conhecimentos práticos e importantes para fazer isso com sucesso.

  • O Lado Difícil Das Situações Difíceis

Um dos livros mais recomendados por gestores e empreendedores, O Lado Difícil Das Situações Difíceis: Como Construir Um Negócio Quando Não Existem Respostas Prontas aborda as situações mais complicadas, desafiadoras e até mesmo desmotivadoras do empreendedorismo. Aquelas coisas que muitos preferem não abordar quando falam das maravilhas de ser empreendedor.

Justamente por isso, a obra de Ben Horowitz se destaca. O senso de humor certeiro e cru do autor, embasado por sua vasta experiência, vão te preparar para as inevitáveis dificuldades de abrir seu próprio negócio, além de te confortar nos momentos em que você sentir que não vai conseguir.

  • Execução — A Disciplina Para Atingir Resultados

Quando nos tornamos empreendedores, é fácil deixar a empolgação e a ansiedade tomarem conta e, com isso, não dar a devida atenção à execução dos projetos da empresa. Em Execução — A Disciplina Para Atingir Resultados, Larry Bossidy e Ram Charan vão te preparar para isso, mostrando que as ideias mais sensacionais e as empresas mais bem planejadas podem falhar justamente por errarem na hora da execução.

  • Os Mandamentos da Lucratividade

A incrível história de Alberto Saraiva, narrada por ele em Os Mandamentos da Lucratividade, ilustra a importância de ser ambicioso, ter objetivos, ser focado, colocar a mão na massa, superar as dificuldades… Enfim, todas as qualidades essenciais para todo mundo que deseja ser empreendedor.

  • O Empreendedor Viável

As empresas tradicionais podem ser grandes aliadas para os empreendedores modernos e para as startups. É sobre isso que André Telles e Carlos Matos falam em O Empreendedor Viável: Uma Mentoria para Empresas na Era da Cultura Startup.

Mostrando que a paixão por seu projeto é o principal combustível de todo empreendedor, os autores analisam por que algumas startups falham e por que outras fracassam por fatores que vão além da inovação de suas ideias e da existência de público-alvo. Eles também mostram que, nesse cenário, o auxílio e o aconselhamento de mentores pode fazer a diferença.

  • #VQD — Vai Que Dá!

Sente-se inseguro para tentar abrir um negócio em meio à instabilidade do mercado brasileiro? Então, o livro organizado por Joaquim Castanheira é para você. Em #VDQ — Vai Que Dá!, você conhecerá as histórias inspiradoras de 10 empreendedores brasileiros que, com muita criatividade e determinação, superaram as dificuldades e os inúmeros desafios para encontrar sucesso em suas áreas.

  • Diferente: Quando a Exceção Dita a Regra

Em Diferente: Quando a Exceção Dita a Regra, Youngme Moon mostra por que “inovação e criatividade” são tão citados como características fundamentais para um empreendedor. O livro mostra a importância de se destacar no mercado com uma ideia ainda não vista, ou posta em prática de maneira inédita.

Gostou desse artigo? Assine nossa newsletter e receba mais conteúdo sobre finanças para pequenas empresas. 

Curta também nossa página no Facebook e fique por dentro dos assuntos de interesse dos empreendedores.


Artigos Relacionados